Sem pensar duas vezes, Tarcísio já está ciente da nova linha de metrô no coração de SP pra salvar 12M de paulistas
É fato falar que milhares de pessoas entram e saem das linhas de metrô que tem em São Paulo, isso significa que muitas pessoas buscam mais conforto e comodidade no dia a dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo, está em busca de conseguir melhorar as linhas de metrô, por isso, uma nova foi anunciada.
De acordo com informações do portal G1, da Globo, uma obra que começou há 13 anos prometida para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a conclusão da Linha 17-Ouro do Monotrilho do Metrô, na Zona Sul de São Paulo, teve a entrega adiada para junho de 2026 pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foram ao menos nove paralisações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações dão conta ainda de que as promessas foram feitas na gestão do ex-governador Geraldo Alckmin, o atual vice-presidente da República. Desde então, se passaram três governadores pelo Palácio dos Bandeirantes.
Dessa forma, o primeiro trem que vai operar na linha chegou ao Brasil no fim de semana. O navio que trouxe a composição atracou no Porto de Santos, no litoral de São Pulo, no sábado, vindo da China. É o primeiro de um lote de 14 trens encomendados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender sobre o assunto, é importante frisar que a obra foi retomada em outubro de 2023 e o gerente de implantação da linha afirma que o trabalho está no ritmo esperado.
“Em outras estações a gente ainda depende da conclusão de estruturas e coberturas metálicas, basicamente esse é o grosso das estações. A gente tem uma programação para as outras que corre ao longo do ano, se estendendo até o ano que vem, e a expectativa é que até o final do ano que vem toda instalação esteja concluída”, diz Roberto Torres, gerente de implantação da Linha 17 – Ouro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A linha começou a ser construída em 2012. Era um projeto de R$ 3,2 bilhões e 18 estações, entre o Aeroporto de Congonhas, a Estação Jabaquara e a Estação São Paulo – Morumbi. No entanto, ela encurtou e ficou mais cara. Atualmente, o trecho em obras vai ter oito paradas entre Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9, e deve custar R$ 6,1 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio de um comunicado, o Metrô disse que o custo da obra foi corrigido por causa de desapropriações e ampliações de vias públicas para construção de trechos da linha e do pátio de manutenção dos trens.
QUANTAS LINHAS TEM O METRÔ EM SÃO PAULO?
O Metro de São Paulo tem seis linhas:
- Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi)
- Linha 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena)
- Linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda)
- Linha 4-Amarela (Luz/Vila Sônia)
- Linha 5-Lilás (Capão Redondo/Chácara Klabin)
- Linha 15-Prata (Vila Prudente/Jardim Colonial)
O Metro de São Paulo também tem um monotrilho com duas linhas:
Linha 17, que ligará o Aeroporto de Congonhas à zona sul
Linha 15-Prata, que liga Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes, na zona leste