ENTENDA MUDANÇA
R$ 6,4BI e ADEUS: Tarcísio crava fim de serviço vital na Linha 15-Prata do metrô de SP
06/11/2024 às 0h07
Percurso adotou mudança em agosto, mas entidade envolvida com o transporte público deu opinião contrária
Responsável por atender a população da Zona Leste de São Paulo, a Linha 15-Prata sofreu uma alteração no 2º semestre de 2024. Em agosto, o Metrô deu início aos serviços sem condutores.
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De acordo com o Diário do Transporte, a saída dos funcionários será gradativa e não causará demissões. Porém, o tema ainda divide opiniões, principalmente em torno das questões de segurança.
A ausência dos operadores também já pode ser vista nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. “Tudo vai evoluir gradativamente a partir do monitoramento e comportamento do sistema, que já vem sendo testado exaustivamente”, disse o Metrô, gerido pelo governo estadual de Tarcísio de Freitas.
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Em nota, a Federação Nacional dos Metroviários criticou a mudança, chamando atenção para a proteção dos passageiros que usufruem. Mas, ainda segundo a publicação do Diário do Transporte, a decisão foi tomada por conta do sistema GoA4, que já conta com trilhos de alto nível de automação.
Hoje, segundo a estimativa do IBGE, a cidade de São Paulo tem quase 12 milhões de habitantes. Dentro desse número, pelo menos 4 milhões utilizam o Metrô diariamente. Ao todo, como revela a SPTrans, 91 estações estão em funcionamento, sendo o principal transporte em trilhos de todo o país.
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Este ano, o projeto de expansão segue a todo vapor. Agora, além das 15 novas paradas que já estavam previstas pela LinhaUni, que é a responsável pela futura Linha 6-Laranja, outras 6 também devem entrar no percurso entre a Zona Norte e o Centro, segundo o jornal Metrópoles.
Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, a Linha 15-Prata adotou o trajeto sem a necessidade de condutores;
- No entanto, a Federação Nacional dos Metroviários criticou a decisão do Metrô;
- O modelo já existe nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, na cidade de São Paulo.
Conclusão
Inaugurada em 2014, a Linha 15-Prata teria custado cerca de R$ 6,4 bilhões. O percurso começa na Estação Colonial e termina na Vila Prudente, onde é possível fazer integração com a Linha 2-Verde, além de um terminal de ônibus, na Avenida Anhaia Mello, que é uma das mais importantes da região.
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Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]