Trabalhadores comemoram 3 pagamentos em 2024
Os trabalhadores brasileiros de carteira assinada (CLT) tem motivos de sobra para comemorar os pagamentos de 2024. Isso porque ao menos 3 valores devem cair em suas contas. Essa notícia, vale dizer, é quase como um presente para milhões de pessoas que sofrem com as dívidas no final do mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo de cara, por exemplo, existe um pagamento para cair nas contas de alguns milhões de CPFs. Estamos falando sobre a primeira parcela do 13° salário. O pagamento é um dos mais esperados do ano, já que traz alívio financeiro e possibilita a realização de sonhos ou a chance de quitar dívidas pendentes.
A primeira parcela corresponde a 50% do valor total do benefício, sem descontos. A segunda parcela inclui os descontos referentes ao INSS e Imposto de Renda, quando aplicáveis. Considerando o salário mínimo, no valor de R$ 1.412, a primeira parcela deve ser de R$ 706, ou seja, um grande presente para milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que esse valor foi calculado de acordo com o portal de notícias Invest News. Outro pagamento que promete surpreender é o do FGTS. A expectativa é de que o STF (Supremo Tribunal Federal) decida sobre a revisão do rendimento do fundo e de que o governo federal promova mudanças no saque-aniversário.
O saque-aniversário do FGTS está sendo discutido desde o começo de 2023, mas não houve mudanças até agora. O ministério do Trabalho e Emprego enviou um projeto de lei para a Casa Civil em agosto propondo uma mudança no saque com o objetivo de corrigir uma distorção, segundo a pasta. A informação é do portal O Globo.
O ministério quer que os trabalhadores que tenham optado pelo saque-aniversário possam sacar o valor total do fundo em caso de demissão sem justa causa. Atualmente, quem adere ao saque-aniversário não têm direito a sacar todo o valor do fundo em caso de demissão sem justa causa. Apenas o saque da multa rescisória é autorizado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual outra grande notícia?
O saque-aniversário é um dos tipos de saque do FGTS. O trabalhador que adere à modalidade tem direito a receber um valor todos os anos no mês do seu aniversário. Os pagamentos, vale dizer, são feitos pela Caixa. Outra grande notícia é sobre o Pis/Pasep. Os valores começaram a ficar disponíveis a partir do dia 15 de fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aproximadamente 1,7 milhão de trabalhadores com carteira assinada, cujo nascimento ocorreu em janeiro, estão aptos a retirar o montante referente ao abono salarial dos programas PIS (Programa de Integração Social) e Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) no ano de 2024, segundo o portal R7.