COMO ASSIM?!
R$ 9,6 milhões de dívidas e todas as unidades fechadas: O fim de rede de farmácias nº1 após 31 anos em MT
28/03/2025 às 13h37

Dívidas milionárias e portas fechadas marcaram o fim de uma rede de farmácias após três décadas de atuação na região de Cuiabá, MT
Após 31 anos de atuação em Cuiabá, MT, uma tradicional farmácia teve sua falência decretada e encerrou suas atividades, deixando uma lacuna no comércio local e impactando diretamente moradores e clientes fiéis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada em 1987, a rede de farmácias Droga Chick consolidou-se como uma das principais empresas do setor farmacêutico da região.
Ao longo de três décadas, expandiu sua presença na capital mato-grossense, operando seis unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a partir de 2015, a empresa passou a enfrentar severas dificuldades financeiras, agravadas pela concorrência acirrada e pelos desafios econômicos do setor.

Sendo assim, a partir de informações obtidas pelo Olhar Jurídico, a equipe especializada em economia do TV Foco traz abaixo todos os fatos que culminaram nesse fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus: Varejista n°1 de roupas em Campinas, SP, fecha as portas após 86 anos e devasta clientes
● 1000 lojas fechadas e falência: Fim de varejista nº1 no Rio de Janeiro abala cariocas após mais de 1 século
● 64 unidades pelos ares em PE: Farmácia famosa de Recife tem ADEUS decretado após falência
Uma tentativa de sobrevivência
Em 11 de setembro de 2015, a Droga Chick ingressou com um pedido de recuperação judicial para evitar a falência.
Na época, o grupo acumulava um passivo de R$ 9,6 milhões e alegava que concorrentes vendiam produtos abaixo do preço de custo, tornando inviável a manutenção das operações.
A recuperação judicial englobava diversas empresas vinculadas à rede, incluindo:
- Drogaria Droga Chick Ltda;
- Drogasarah Medicamentos Ltda. EPP;
- Maxmed Medicamentos e Perfumaria Ltda. EPP;
- Chick Prime Drogaria Ltda;
- EPP;
- C.H.K. Drogaria Ltda.-ME;
- DJ Drogaria Ltda.-ME.
Apesar dos esforços, a empresa não conseguiu se reerguer e decidiu encerrar de vez as suas atividades.
Em 13 de abril de 2018, a empresa afixou um comunicado nas portas das lojas, anunciando o fechamento definitivo de todas as unidades.
Inclusive, a decisão surpreendeu tanto funcionários quanto clientes.
Quando a falência da Droga Chick foi decretada?
A Primeira Vara Cível Especializada em Recuperação Judicial decretou oficialmente a falência da rede em 9 de maio de 2018.
A juíza Anglizey Sollivan de Oliveira assinou a decisão e também foi responsável pelo processo de recuperação judicial do grupo.

De acordo com os autos, após a homologação do plano de recuperação judicial, as devedoras não conseguiram manter suas operações e, em vez de solicitarem a autofalência, optaram por encerrar as atividades de forma indireta:
“As razões que nos levaram a tal decisão foram exclusivamente de ordem econômica, e apesar dos esforços empreendidos, assim como a solidez conquistada desde a origem, não foram suficientes para afastar a crise econômico-financeira derivada do custo crescente de encargos sem que pudéssemos repassá-los aos preços praticados.”
A decisão judicial determinou o fechamento oficial das seis unidades da Droga Chick, e a administração dos bens da empresa passou a ser responsabilidade de um interventor judicial.
A Justiça determinou a comunicação ao Registro Público de Empresas (JUCEMAT) para a anotação da falência no cadastro dos devedores.
Além disso, avaliaram e venderam os bens da empresa conforme as regras previstas na Lei n.º 11.101/2005, priorizando o pagamento dos credores.
Atualmente, outros estabelecimentos comerciais ocupam os endereços das antigas farmácias, incluindo redes concorrentes e lojas de conveniência.
Ao procurar declarações extras oficiais da rede, elas não foram encontradas.
No entanto, quando se busca pelo seu nome, a mesma já consta como permanentemente fechada, conforme podem ver na imagem abaixo:

Conclusão
Em suma, a Droga Chick, farmácia tradicional de Cuiabá, MT, encerrou suas atividades após 31 anos de operação, devido a dificuldades financeiras agravadas pela concorrência e desafios econômicos.
A empresa, fundada em 1987, e tentou se recuperar judicialmente em 2015.
Porém, não conseguiu evitar a falência, oficialmente decretada em 2018.
Por fim, as unidades da farmácia foram substituídas por outros comércios.
Mas, para saber mais casos de falências como esse, clique aqui*
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.