Excelente notícia aos aposentados! Pagamento do INSS chega na reta final de 2024 para aliviar o bolso e salvar as festividades; confira os detalhes
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante um verdadeiro alívio financeiro no bolso para aposentados e pensionistas nesta reta final de 2024. O motivo? Ocorre que, o órgão libera extra avassalador em dezembro de mais de R$ 1.412.
Ademais, neste mês, milhares de beneficiários podem contar com um saque adicional que chega como uma verdadeira ajuda para enfrentar as despesas de fim de ano. Assim, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir de informações do portal FDR, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Extra natalino
Em suma, o 13º salário, também conhecido como abono natalino, se trata de um benefício garantido por lei aos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como auxílio-doença e auxílio-acidente.
Todavia, é importante mencionar que o benefício não chega aos bolsos daqueles que recebem benefícios de caráter assistencial, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Pagamento
Ademais, o INSS garantiu, desde o dia (25) de novembro, o pagamento do 13º salário em parcela única aos aposentados e pensionistas que conquistaram o benefício a partir de junho de 2024. Os já tinham direito ao 13º antes do período, embolsou o montante antecipado entre abril e maio deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Modelos de pagamento do benefício em 2024
Em síntese, no período atual, existiram 2 modelos de pagamento aos beneficiários:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Saque garantido aos idosos 60+: INSS libera 5 presentões para aposentados em DEZEMBRO
● Em vigor hoje (11/12): Lista oficial com 14 doenças garantem aposentadoria IMEDIATA no INSS ainda em 2024
● Já pode comemorar: INSS garante antecipação de pagamento em dezembro para salvar lista de aposentados em 2024
- Beneficiários que começaram a receber a partir de junho de 2024: receberam o 13º em uma parcela única, entre novembro e dezembro;
- Beneficiários que já recebiam antes de junho de 2024: tiveram o pagamento dividido entre abril e maio.
Calendário
A seguir, veja como se deu o calendário de pagamentos do benefício:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até um salário mínimo:
- Final 1: 25 de novembro;
- Final 2: 26 de novembro;
- Final 3: 27 de novembro;
- Final 4: 28 de novembro;
- Final 5: 29 de novembro;
- Final 6: 1º de dezembro;
- Final 7: 2 de dezembro;
- Final 8: 3 de dezembro;
- Final 9: 4 de dezembro;
- Final 0: 5 de dezembro.
Acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1º de dezembro;
- Finais 2 e 7: 3 de dezembro;
- Finais 3 e 8: 6 de dezembro;
- Finais 4 e 9: 7 de dezembro;
- Finais 5 e 0: 8 de dezembro.
Considerações finais
- Um dos benefícios mais esperados, o 13º salário oferece um alívio financeiro no final do ano;
- Beneficiários do INSS que começaram a receber aposentadoria ou pensão entre junho e outubro de 2024 tiveram o benefício depositado em parcela única em novembro e dezembro;
- Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e RMV (Renda Mensal Vitalícia) não têm direito ao 13º salário.
Como acessar o Meu INSS?
Para acessar o Meu INSS, basta entrar no site meu.inss.gov.br ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS. Em seguida, no primeiro acesso, é preciso criar uma conta utilizando CPF, e-mail ou celular, respondendo a algumas perguntas de segurança.
Além disso, quem já possui cadastro no sistema Gov.br pode entrar diretamente com essa conta. Porém, após o login, o segurado tem acesso a serviços como consulta de benefícios, agendamento, atualização de dados, entre outros serviços.