O órgão do Governo Federal garante a aposentadoria antes dos 50 anos e R$ 1.412 na conta em 2 passos simples; confira os detalhes
A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um dos benefícios mais aguardados por milhões de brasileiros. Afinal, após garanti-lá, o beneficiário consegue garantir uma melhor estabilidade financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar no montante, dessa vez iremos tratar da garantia da aposentadoria do INSS em apenas 2 passos simples e antes dos 50 anos de idade. Em suma, as informações são do time de especialistas em benefícios sociais do TV FOCO, a partir de uma matéria do FDR.
Aposentadoria antes dos 50 anos
Em suma, o desejo de garantir a aposentadoria antes dos 50 tem atraído a atenção de muitos trabalhadores. Assim, o INSS oferta uma gama de alternativas para alcançar o objetivo, como aposentadoria por idade mínima, especial e por invalidez e Tebet, está ciente disso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, cada modalidade é garantida para diferentes perfis de contribuintes, permitindo uma abordagem mais personalizada.
Quem tem direito?
A partir das mudanças do INSS, mulheres com mais de 30 anos de contribuição e homens com mais de 35, agora podem se aposentar sem necessitar atingir a idade mínima exigida antes. A modificação valoriza o esforço contínuo dos trabalhadores ao longo das carreiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, veja a seguir as regras de transição feitas pela Reforma da Previdência:
- Tempo de Contribuição + Idade Mínima: a idade de aposentadoria aumenta progressivamente, subindo seis meses a cada ano;
- Por Idade: a aposentadoria por idade considera a mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres;
- Pedágio 50%: Para quem estava próximo de se aposentar em 2019, adicionando um pedágio de 50% sobre o tempo que faltava para a aposentadoria na época;
- Pedágio 100%: Exige que o trabalhador complete o tempo de contribuição que restante para se aposentar no momento da reforma;
- Regra dos Pontos: Junta a idade com o tempo de contribuição, onde cada ano contribuído soma-se à idade do trabalhador para formar pontos que definem a elegibilidade do benefício.
Direito de aposentadoria aos 50 anos
Mas, existem 2 formas de garantir a aposentadoria antes dos 50 anos. A primeira, como já citada, se trata da regra do pedágio, já a segunda é a aposentadoria Especial, destinada para trabalhadores que lidam com explosivos, eletricidade, materiais ionizantes, substâncias radioativas e muito mais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, qualquer outro tipo de atividades que sejam consideradas de riscos e sejam contempladas pela Aposentadoria Especial. Mas, para solicitar a mesma, o trabalhador deverá acessar o aplicativo Meu INSS e realizar a solicitação de Aposentadoria por Tempo de Contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 passos simples
Portanto, caso as pessoas busquem garantir uma aposentadoria do INSS antes dos 50 anos, é bom seguir duas opções: Aposentadoria especial e Pedágio do INSS.
Considerações finais
- O INSS oferece várias modalidades de aposentadoria;
- Com as mudanças recentes, mulheres com mais de 30 anos de contribuição e homens com mais de 35 podem se aposentar sem atingir a idade mínima;
- A regra do Pedágio permite a aposentadoria antecipada, dependendo do tempo de contribuição faltante na época da reforma;
- Aposentadoria Especial é destinada a trabalhadores em condições de risco;
- 2 passos simples para aposentadoria antes dos 50 são a escolha entre a Aposentadoria Especial e o Pedágio do INSS.
Veja mais detalhes sobre a aposentadoria do INSS CLICANDO AQUI.
O que é INSS e para que serve?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos.