CONFIRA!
Adeus, Pulse: Volkswagen lança substituto do Gol como SUV na casa dos R$100 mil para virar nº1 do Brasil
23/03/2025 às 20h45

A Volkswagen balança o mercado automotivo e lança o novo substituto do Gol como um SUV na casa dos R$ 100 mil
Sem sombra de dúvidas, um dos modelos de carros mais famosos e queridos do Brasil é o famoso Gol da Volkswagen. Apesar disso, o modelo acabou descontinuado, mas, seu substituto chegou!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, conforme apurado pelo TV FOCO, a Volkswagen balançou o mercado automotivo e cravou o sucessor legítimo do Gol para virar o novo n°1 do Brasil e ultrapassar o Pulse e até o T-Cross.
Trata-se do Volkswagen Tera, que chega como o mais novo SUV da marca e sendo o sucessor oficial do Gol, de acordo com o portal ‘AutoEsporte’. O modelo chega no marcado na casa dos R$ 100 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme a fonte, existe uma grande expectativa para o lançamento do Volkswagen Tera, o mais novo SUV de entrada da marca, previsto para chegar ainda no primeiro semestre deste ano.
Volkswagen Tera
Segundo a fonte, a Volks quer que o modelo seja o SUV mais vendido, modelo mais vendido da marca e que chegue a ser o mais vendido do Brasil, ultrapassando grandes concorrentes como o Fiat Pulse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nada de T-Cross: 3 SUV econômicos e completos para comprar por menos de R$80 mil em 2025
● Acabou para o Pulse: Volkswagen enlouquece para esmagar Fiat e derruba R$13 mil em preço de SUV amado
● Volkswagen faz lançamento de novo SUV, na casa dos R$100 mil, para esmagar carro n°1 da Fiat em 2025
O Volkswagen Tera será produzido em Taubaté (SP) e chega em breve ao mercado. Construído sobre a plataforma MQB A0, compartilha estrutura com Polo e Nivus, mas traz design próprio com capô, portas, teto e para-choques inéditos.

Ainda sem dimensões oficiais, estima-se cerca de 4,13 m de comprimento, 1,85 m de largura, menos de 1,60 m de altura e entre-eixos de 2,57 m. O porta-malas deve ter 350 litros.
Inicialmente, o SUV virá com motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros, com 109 cv (gasolina) e 116 cv (etanol), torque de 16,8 kgfm e câmbio manual de cinco ou automático de seis marchas.
Depois, chega a versão 1.0 MPI aspirada, com 77 cv (gasolina) e 84 cv (etanol), torque de até 10,3 kgfm e câmbio manual. Essa versão terá rodas de aço aro 15 com calotas, freios traseiros a tambor e acabamento mais simples.

Preços, versões e equipamentos
O Volkswagen Tera deve custar entre R$ 90 mil e R$ 120 mil, podendo chegar a R$ 130 mil com os opcionais da versão High. A gama contará com cinco versões:
- Tera MPI Manual
- Tera TSI Manual
- Tera TSI Automático
- Tera Comfort TSI Automático
- Tera High TSI Automático
A versão High terá os pacotes opcionais Outfit (detalhes escurecidos) e Adas (itens de segurança ativa).
Entre os destaques de série, há seis airbags, ACC (piloto automático adaptativo), AEB (frenagem autônoma de emergência), ar-condicionado digital, painel digital de 10,25″.
Além disso contará com faróis de LED, central multimídia de 10,1″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rodas de liga leve aro 17 e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Considerações finais
- O Volkswagen Tera chega ao mercado com a missão de ocupar o espaço deixado pelo icônico Gol e, ao mesmo tempo, disputar a liderança entre os SUVs compactos no Brasil.
- Com um conjunto robusto, que inclui motorizações eficientes, tecnologia embarcada e um posicionamento competitivo na faixa de preços, a novidade promete atrair tanto os antigos fãs do Gol quanto os consumidores que buscam um SUV acessível.
- A expectativa para o lançamento é alta, e resta saber se o modelo conseguirá repetir o sucesso do antecessor e superar rivais de peso, como o Fiat Pulse e até o T-Cross.
- De qualquer forma, a aposta da Volkswagen reforça a tendência de SUVs dominando o mercado e mostra que a montadora segue focada em inovação e competitividade.
Qual o carro mais vendido até agora em 2025?
De acordo com as informações divulgadas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat Strada foi o carro mais vendido em janeiro de 2025.
Conforme os dados, a picape registou cerca de 8.777 emplacamentos somente no primeiro mês do ano. Em segundo lugar, ficou o Volkswagen Polo, com 5.801 unidades vendidas. Veja a lista completa:
- Fiat Strada: 8.777 unidades;
- Volkswagen Polo: 5.801 unidades;
- Chevrolet Onix: 5.576 unidades;
- Chevrolet Tracker: 5.416 unidades;
- Volkswagen T-Cross: 5.312 unidades;
- Fiat Argo: 5.173 unidades;
- Hyundai Creta: 5.149 unidades;
- Nissan Kicks: 4.458 unidades;
- Jeep Compass: 4.436 unidades;
- Honda HR-V 4.273 unidades.
Por fim, confira mais matérias sobre carros clicando aqui.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.