CONFIRA!

Adeus, Pulse: Volkswagen lança substituto do Gol como SUV na casa dos R$100 mil para virar nº1 do Brasil

23/03/2025 às 20h45

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
R$100k: Volkswagen lança novo Gol como SUV pra abalar T-Cross (Foto: Reprodução/ Internet)

A Volkswagen balança o mercado automotivo e lança o novo substituto do Gol como um SUV na casa dos R$ 100 mil

Sem sombra de dúvidas, um dos modelos de carros mais famosos e queridos do Brasil é o famoso Gol da Volkswagen. Apesar disso, o modelo acabou descontinuado, mas, seu substituto chegou!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, conforme apurado pelo TV FOCO, a Volkswagen balançou o mercado automotivo e cravou o sucessor legítimo do Gol para virar o novo n°1 do Brasil e ultrapassar o Pulse e até o T-Cross.

Trata-se do Volkswagen Tera, que chega como o mais novo SUV da marca e sendo o sucessor oficial do Gol, de acordo com o portal ‘AutoEsporte’. O modelo chega no marcado na casa dos R$ 100 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Gol é um dos carros mais populares do Brasil (Reprodução: Volkswagen/Divulgação)

Conforme a fonte, existe uma grande expectativa para o lançamento do Volkswagen Tera, o mais novo SUV de entrada da marca, previsto para chegar ainda no primeiro semestre deste ano.

Volkswagen Tera

Segundo a fonte, a Volks quer que o modelo seja o SUV mais vendido, modelo mais vendido da marca e que chegue a ser o mais vendido do Brasil, ultrapassando grandes concorrentes como o Fiat Pulse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Volkswagen Tera será produzido em Taubaté (SP) e chega em breve ao mercado. Construído sobre a plataforma MQB A0, compartilha estrutura com Polo e Nivus, mas traz design próprio com capô, portas, teto e para-choques inéditos.

Volkswagen Tera – Foto: Divulgação

Ainda sem dimensões oficiais, estima-se cerca de 4,13 m de comprimento, 1,85 m de largura, menos de 1,60 m de altura e entre-eixos de 2,57 m. O porta-malas deve ter 350 litros.

Inicialmente, o SUV virá com motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros, com 109 cv (gasolina) e 116 cv (etanol), torque de 16,8 kgfm e câmbio manual de cinco ou automático de seis marchas.

Depois, chega a versão 1.0 MPI aspirada, com 77 cv (gasolina) e 84 cv (etanol), torque de até 10,3 kgfm e câmbio manual. Essa versão terá rodas de aço aro 15 com calotas, freios traseiros a tambor e acabamento mais simples.

Volkswagen Tera – Foto: Divulgação

Preços, versões e equipamentos

O Volkswagen Tera deve custar entre R$ 90 mil e R$ 120 mil, podendo chegar a R$ 130 mil com os opcionais da versão High. A gama contará com cinco versões:

  • Tera MPI Manual
  • Tera TSI Manual
  • Tera TSI Automático
  • Tera Comfort TSI Automático
  • Tera High TSI Automático

A versão High terá os pacotes opcionais Outfit (detalhes escurecidos) e Adas (itens de segurança ativa).

Entre os destaques de série, há seis airbags, ACC (piloto automático adaptativo), AEB (frenagem autônoma de emergência), ar-condicionado digital, painel digital de 10,25″.

Além disso contará com faróis de LED, central multimídia de 10,1″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rodas de liga leve aro 17 e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Volkswagen Tera – Foto: Divulgação

Considerações finais

  • O Volkswagen Tera chega ao mercado com a missão de ocupar o espaço deixado pelo icônico Gol e, ao mesmo tempo, disputar a liderança entre os SUVs compactos no Brasil.
  • Com um conjunto robusto, que inclui motorizações eficientes, tecnologia embarcada e um posicionamento competitivo na faixa de preços, a novidade promete atrair tanto os antigos fãs do Gol quanto os consumidores que buscam um SUV acessível.
  • A expectativa para o lançamento é alta, e resta saber se o modelo conseguirá repetir o sucesso do antecessor e superar rivais de peso, como o Fiat Pulse e até o T-Cross.
  • De qualquer forma, a aposta da Volkswagen reforça a tendência de SUVs dominando o mercado e mostra que a montadora segue focada em inovação e competitividade.

Qual o carro mais vendido até agora em 2025?

De acordo com as informações divulgadas pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat Strada foi o carro mais vendido em janeiro de 2025.

Conforme os dados, a picape registou cerca de 8.777 emplacamentos somente no primeiro mês do ano. Em segundo lugar, ficou o Volkswagen Polo, com 5.801 unidades vendidas. Veja a lista completa:

  1. Fiat Strada: 8.777 unidades;
  2. Volkswagen Polo: 5.801 unidades;
  3. Chevrolet Onix: 5.576 unidades;
  4. Chevrolet Tracker: 5.416 unidades;
  5. Volkswagen T-Cross: 5.312 unidades;
  6. Fiat Argo: 5.173 unidades;
  7. Hyundai Creta: 5.149 unidades;
  8. Nissan Kicks: 4.458 unidades;
  9. Jeep Compass: 4.436 unidades;
  10. Honda HR-V 4.273 unidades.

Por fim, confira mais matérias sobre carros clicando aqui.

adeus
Gol
SUV
Volkswagen
Volkswagen lança substituto do Gol
Volkswagen tera

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.