R$123 milhões na mesa: A compra colossal da Azul de gigante dos transportes para superar a Latam

Azul comprou gigante dos transportes para superar a concorrência como a Latam (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Latam/Azul)

Azul comprou gigante dos transportes para superar a concorrência como a Latam (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Latam/Azul)

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Azul, uma das nossas principais companhias aéreas, comprou gigante dos transportes para superar o mercado e a concorrência como sua maior rival do setor, a Latam

Ainda em meados de janeiro de 2020, a companhia aérea Azul, uma das maiores do setor aéreo, anunciou a compra de uma gigante do ramo de transportes para superar a concorrência, inclusive uma de suas maiores rivais, a Latam.

Trata-se da compra da TwoFlex, companhia aérea cuja sede se localizava em Jundiaí, interior de SP, fundada ainda no ano de 2013. O foco da TwoFlex estava em serviços de táxis aéreos, além de agenciamento de carga e aluguel de aeronaves.

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Conforme informações do portal Valor Econômico, o valor total da transação anunciado foi de R$ 123 milhões e a compra já havia sido aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no dia 27 de março de 2020.

Por dentro da transação

Em uma nota emitida na época à imprensa, a Azul disse que o pagamento seria realizado em 30 parcelas mensais. Na época, a Two Flex operava em 39 destinos no Brasil e, dentre esses, somente três eram atendidos pela Azul.

A companhia, que também realiza transporte de cargas, conta com 17 aeronaves com capacidade de 9 passageiros cada. A Two Flex também possuía 14 slots na pista auxiliar do aeroporto de Congonhas, cuja qual despertou um grande interesse para a Azul.

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Isso sem falar na frota com 17 aeronaves Cessna Caravan e um turboélice regional com capacidade para nove passageiros, que posteriormente seria usada pela nova detentora para ampliar a oferta de voos regionais.

O presidente-executivo da Azul, John Rodgerson, em entrevista concedida a Reuters, afirmou que tentaria convencer a ANAC a autorizar o uso de aeronaves ATR da companhia, com capacidade para até 70 passageiros, nos slots da TwoFlex, que na época eram operados com o modelo Cessna, para até 9 passageiros: “Vai ser para nós uma forma de prospectar o potencial de crescimento desses novos destinos” – Disse Rodgerson na época.

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Mais destinos

De acordo com informações da AeroIn, a TwoFlex também operava destinos de:

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Já no Centro-Oeste, a TwoFlex atendia:

Na época, Rodgerson afirmou que a transação ajudaria a Azul a fortalecer o negócio de transporte de cargas, unidade que mais cresce na empresa: “Há algumas aeronaves da TwoFlex que são 100% alugadas para transporte de cargas e isso vai nos ajudar nesse segmento”

Anúncio da TwoFlex:

Assim que se concluiu os termos da aquisição da Azul, um comunicado interno da TwoFlex a seus colaboradores revelou, em forma de despedida, que a companhia ganharia um novo nome ao ser incorporada pela atual detentora, se chamando de Azul Conecta; Veja abaixo o comunicado na íntegra:

Prezados colaboradores,

É com imensa satisfação que comunicamos, na data de ontem, a transferência de controle da TwoFlex para a Azul Linhas Aéreas S.A. Como vocês sabem, a Azul vem liderando o desenvolvimento da aviação sub-regional e regional no Brasil nos últimos 10 anos, atendendo a vários destinos domésticos e trazendo novos serviços para mais de 50 localidades.

A TwoFlex desempenha um papel de destaque, permitindo que a Azul chegue a comunidades menores, que hoje não contam com serviço aéreo. Destacamos que a conclusão dessa etapa é reflexo do trabalho e dedicação de cada um de vocês.

Com o esforço de todos, a TwoFlex que a partir de agora passará a se chamar Azul Conecta, se tornou a melhor operadora de aeronaves até médio porte no Brasil. Nós temos muito orgulho do que construímos juntos e temos a certeza de que o futuro da Azul Conecta, sob o controle da Azul, será ainda mais brilhante e com melhores oportunidades e perspectivas de crescimento de todos.

Nós deixamos o dia a dia da TwoFlex com o coração apertado, mas a certeza de que estamos apenas nos primeiros capítulos da sua história que já é e continuará sendo de grande sucesso. Mas estamos certos de que o engenheiro Flávio Costa, que será diretor presidente, fará com que esse time atinja objetivos muito maiores do que aqueles que nos trouxe até aqui.

Foi um prazer trabalhar com cada um de vocês. Nosso sincero agradecimento e respeito pelo que conquistamos juntos. Em nome dos sócios, Rui Aquino, Engenheiro Falco, Anderson Davo e Breno Jorge, fica o nosso muito obrigado pelos anos que convivemos juntos!

O Nosso até breve!!

Uma curiosidade extra:

Segundo a AeroIn, em meio a essa integração com a Azul, os passageiros mais assíduos da antiga companhia aérea, olhavam com certa curiosidade para os uniformes dos funcionários que passaram a trajar um uniforme padrão na cor azul.

No entanto, todo esse esforço para que a equipe se sentisse em casa resultou em uma situação ainda mais inusitada. Isso porque, a partir das operações, os voos da TwoFlex passaram a operar utilizando o indicativo de chamada (callsign) Azul Conecta + número do respectivo voo, seguindo instruções da companhia.

No entanto, um audio captado durante uma conversa dos pilotos do voo Azul Conecta 5620 com controladores de Fortaleza, não absorveu a informação como deveria aos controladores de voo. Em certo momento, o controlador disse: “Você estava chamando Azul e eu procurando Azul, Azul…”.

Isso porque o controlador estranhou o fato da aeronave chamar comoAzul Conecta 5620 e não Two Flex 5620, como era antes.

Ele argumentou ainda, em meio ao audio, que nenhuma instrução de mudança de callsign foi repassada para o órgão de controle, e solicita que a piloto mantenha o callsign TwoFlex.

O piloto, por sua vez, explica a situação, que é compreendida pelo controlador, enquanto ele é alertado de que outros pilotos podem chamá-lo na frequência utilizando o callsignAzul Conecta.

Em setembro do ano de 2022, a ANAC emitiu a portaria 2.371/SPO, publicada no Diário Oficial da União, em que alterou o nome comercial da empresa de TWO FLEX para AZUL CONECTA.

De qualquer maneira, a ANAC e o DECEA orientaram que toda e qualquer confusão de callsign fosse reportada através de um relatório.

Como ficou a Azul após a compra da TwoFlex?

Após essa aquisição, a companhia conseguiu se destacar ainda mais no mercado brasileiro por investir em uma operação regional, explorando especialmente pequenas cidades do interior do país.

De acordo com a Época Negócios, a nova investida da Azul no interior, após a compra da TwoFlex, conseguiu fazer com que ela explorasse o chamado sub-regional, localidades com pequena demanda, mas com potencial de crescimento e que ajudam a abastecer rotas regionais e domésticas.

A operação com o Caravan ainda permitiu criar uma cultura do transporte aéreo, favorecendo o fomento de demanda para aeronaves maiores, como os ATR72: “Essa ampla malha comprova o nosso objetivo de estar presentes em todos os cantos do Brasil nesses últimos 13 anos e vamos continuar essa expansão para ainda mais cidades brasileiras” – Comentou John Rodgerson, presidente da Azul.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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