VITÓRIA!
R$130BI e 890km de extensão: Decreto de Tarcísio traz nova linha do metrô no coração de SP e salva paulistas
20/08/2024 às 0h15
A decisão de Tarcísio chegou para salvar milhares de paulistas com a implementação de uma nova linha do meio de transporte no coração de São Paulo
Não há dúvidas de que o metrô é um dos meios de transporte público mais usados pelos brasileiros. Acontece que, milhões de trabalhadores e muitos outros cidadãos, se deslocam diariamente no sistema de condução para chegar no local desejado em menos tempo e driblando os trânsitos das grandes cidades, como é o caso de SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar na cidade colossal do Brasil, dessa vez iremos tratar de 130 bilhões para linha até o RJ e 890 km de extensão, após decreto do Governador Tarcísio de Freitas trazer nova linha do metrô no coração de SP e salvar paulistas. Acontece que, segundo a CNN Brasil, o programa “São Paulo nos Trilhos” chega para facilitar a locomoção de muita gente.
O investimento astronômico prevê duas fases para a Linha 20-Rosa, sendo primeiramente o trecho Santo André-Saúde e, depois, o trecho Saúde-Santa Marina, com 24 estações e 31,1 km de extensão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale enfatizar que, até o fim do ano de 2025, ainda estão previstos os leilões de concessão (pura ou PPP) dos seguintes projetos:
- Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM;
- Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM;
- TIC São Paulo-Sorocaba.
Mas, além da expansão do metrô em SP, também podemos citar a autorização da empresa TAV Brasil, no dia (22) de fevereiro de 2023, para exploração e operação de trens de alta velocidade para ligar as capitais Rio de Janeiro e São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa disse que o prazo para colocar o trem em operação está mantido para 2032, enquanto as obras devem ter início em 2027, segundo o portal ‘Poder360’. A previsão da TAV Brasil, segundo a mesma fonte, é de que o projeto possua 4 estações.
Além das duas capitais, o trem também deve pegar passageiros em São José dos Campos (SP) e em Volta Redonda (RJ). A exploração da estrada de ferro possui o prazo de 99 anos e a estimativa é de que o orçamento seja de R$ 50 bilhões.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Abandono e estado deplorável: Fim de 3 estações do metrô de SP deixa paulistas sem chão
● Adeus, Bilhete Único do RJ: Bloqueio do benefício atinge 30M cariocas por 1 único motivo e atinge metrôs
● Fim do pagamento no metrô, CPTM e ônibus de SP: Bilhete Único com isenção é garantido a 3 grupos de paulistas
Quantas pessoas andam de metrô em São Paulo?
De acordo com o próprio site do Metrô de São Paulo, diariamente mais de 5 milhões de pessoas utilizam as 6 linhas do metrô. Elas contam com 91 estações e mais de 100 quilômetros de extensão.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]