Reviravoltas chegam no metrô de São Paulo após o governador Tarcísio Freitas confirmas mudanças no sistema metroviário da cidade paulista
O governador Tarcísio Freitas confirma novas viradas para o metrô do estado de São Paulo, incluindo contrato bilionário e fim crucial na linha Verde.
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Portanto, de acordo com o portal Metrô SP, o governador destacou estar formulando projeto para privatizar as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha,
A ideia é privatizar em 2025 a Linha 1-Azul, junto com a Linha 20-Rosa para ligar Santo André até a capital, e depois a Linha 2-Verde com a Linha 19-Celeste, que ligará o centro de São Paulo até
Guarulhos.
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Já a Linha 3-Vermelha também será passada ao setor privado, mas junto com a Linha 16-Violeta, onde espera conectar a região da Oscar Freire até a Cidade Tiradentes.
Além disso, o governo estadual assinou contrato com a Agis Contrução para o fornecimento e instalação de sistemas.
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Os reforços chegam para a ampliação da Linha 2-Verde, entre Vila Pridenfr e Penha, com um investimento de R$13,4 bilhões.
Desse modo, a ampliação inclui a construção de mais de 8,3 kn de extensão e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo.
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Qual é a maior linha do metrô de SP?
A Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo será a maior linha da rede, com 23 km de extensão, quando a sua expansão for concluída.
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A linha irá conectar-se com a Linha 3-Vermelha e beneficiar 1,2 milhão de pessoas.
Desse modo, a Linha 2-Verde terá oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
A estação Penha abrigará um complexo de estações, com uma nova para a Linha 11-Coral e ampliando a já existente da 3-Vermelha.
No entanto, atualmente, a Linha Azul é a linha com o maior número de estações do metrô de São Paulo, com 23 paradas e 20 km de extensão.
As extremidades da linha estão localizadas na estação Jabaquara (Zona Sul) e na estação Tucuruvi (Zona Norte).
Conclusões finais
Em suma, o governo de Tarcísio Freitas está implementando alterações relevantes no metrô de São Paulo, investindo em privatizações e ampliações estratégicas.
O projeto tem como objetivo privatizar linhas como a 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, além de ligar novas regiões da capital e da Grande São Paulo.
Simultaneamente, o contrato de US$ 2 bilhões com a Agis Construção para a ampliação da Linha 2-Verde reafirma o empenho na atualização da rede.
Essas ações têm o potencial de favorecer milhões de usuários e revolucionar a mobilidade urbana na área.