Surpreendente!
R$15 BI e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam voando em SP pra salvar 12M de paulistas
07/11/2024 às 14h24
Novas linhas de metrô chegam com iniciativas privadas e investimento bilionário conforme anúncio do governador Tarcísio Freitas de São Paulo
O atual governador Tarcísio Freitas confirma novas linhas no metrô da cidade de São Paulo e as empresas privadas estão preparando uma fase de expansão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo o GazetaSP, as iniciativas pretendem conectar áreas que, anteriormente, não eram atendidas, promovendo um acesso eficiente em diversas regiões para os 12 milhões de paulistas.
Desse modo, das três linhas que estão em construção, duas estão em processo de expansão, a linha 2-Verde e 17-Ouro, e a outra em processo de implantação, Linha 6-Laranja.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a parceria é entre o governador do Estado de São Paulo e a Acciona que, além de construir, participa da concessionária que irá operar o trecho.
Contudo, confira a situação de cada obra da linha do metro da Capital de acordo com as informações do Gazeta SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Linha 6-Laranja
A linha vai conectar a Brasilândia a São Joaquim, deve ter seu primeiro trecho aberto em 2026, prevê a construtora Acciona.
A Acciona assumiu as obras em 2020, quatro anos depois sob as mesmas condições anteriores.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio bate o martelo, paralisa linha de metrô e crava substituto às pressas em São Paulo
● R$ 13BI e mais de 8,3km: Tarcísio de Freitas crava 8 novas estações no Metrô de SP
● Adeus do RioCard, fim de serviço vital e estações abandonadas: Eduardo Paes crava 2 viradas no metrô do RJ
Com isso, a construção está sendo, até o momento, realizada no modelo de PPP, no qual o estado e a empresa dividem os investimentos, previstos em R$ 15 bilhões no total.
Ao todo a linha deve ter por volta de 15,3 km e 15 estações, com expectativa de que o trajeto seja percorrido em 23 minutos e atenda 630 mil pessoas por dia.
Linha 17-Ouro
Segundo dados do Metrô de São Paulo, as obras da linha 17-ouro (Monotrilho) estão em processo de construção gradativa.
Das oito estações, sete estão em fase de acabamento e em início à montagem dos sistemas, tais como alimentação elétrica, telecomunicações e auxiliares.
Já a estação Morumbi teve as obras civis concluídas.
No entanto, apesar dos avanços, essa linha conta com um atraso de 10 anos. O objetivo era a entrega até 2014, a fim de atender as demandas da Copa do mundo.
A linha terá integração com o Aeroporto de Congonhas, SP Trans, linha 5-Lilás e com a Linha 9-Esmeralda.
Linha 2-Verde
As obras da linha 2-verde estão em processo de finalização e a previsão de ser entregue é em 2027, segundo o coordenador da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
O objetivo é concluir a primeira etapa em 2026, que vai da estação Vila Prudente a estação Vila Formosa, enquanto o resto do trecho acontecerá em 2027.
A obra conta com investimento exclusivo do governo estadual, em torno de R$ 13,4 bilhões. Chegará até a Penha, conectando-se com a Linha 3-Vermelha.
Ao todo, 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
A expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros.
Qual é a maior linha do metrô de São Paulo?
A Linha 1-Azul é a maior e mais importante do metrô de São Paulo. Originalmente conhecida como Linha Norte-Sul, ela teve as primeiras estações inauguradas em 1968 e entrou em operação definitiva em 1974. Ao total, ela tem uma extensão de 20,2 km.
Contudo, confira as demais novidades sobre as linhas do metrô paulista com o TV Foco!
Conclusões finais
O governador Tarcísio Freitas segue com a expansão das linhas do metrô de São Paulo, visando facilitar o transporte e integrar mais regiões da capital.
A parceria público-privada entre o governo e a empresa Acciona impulsiona essa ampliação, incluindo a linha 6-Laranja, com previsão de funcionamento inicial em 2026, e a linha 2-Verde, que conectará áreas novas até 2027. A
lém disso, a linha 17-Ouro segue em progresso, embora com atraso, e garantirá acesso ao Aeroporto de Congonhas.
Esses avanços não só melhorarão a mobilidade urbana, mas também reforçarão o compromisso com a inovação e o atendimento às necessidades de deslocamento dos cidadãos.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.