O anúncio de Lula caiu como uma bomba no colo do prefeito Ricardo Nunes a respeito de nova linha colossal em São Paulo e R$ 1,7 bilhões
O metrô de São Paulo é um dos principais meios de locomoção de milhares de brasileiros. Afinal, ele possui tarifas baixas e linhas que permitem os usuários escaparem do trânsito caótico da principal metrópole do país.
E por falar no modal de transporte, um anúncio do presidente Lula (PT) chega com bomba de Ricardo Nunes e nova linha mais esperada da década. Acontece que, o presidente participou de um evento no Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, para o anúncio de investimento federal na expansão da linha 5-Lilás do Metrô.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu queria assinar o contrato da estação do metrô para chegar aqui, mas o prefeito que nos deu o terreno não veio, e o governador… Então, a Caixa [Econômica Federal] e o ministro das Cidades [Jader Filho] resolveram não assinar, porque é importante fazer isso com o prefeito e com o governador”, disse ele.
Na ocasião, segundo o portal ‘Poder360’, o presidente, reclamou da ausência do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB). Vale dizer que, o evento aconteceu no dia (29) de junho de 2024.
“Para nós, quando a gente quer fazer investimento, crédito, a gente não se preocupa com o partido do governador, a gente se preocupa se o povo daquele Estado precisa. Trazer o metro para cá é uma necessidade de dar conforto a vocês”, relatou ainda Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o governo federal deve destinar cerca de R$ 1,7 bilhão para a obra pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções. É importante frisar ainda que, a estimativa é fazer duas estações na região para melhorar o deslocamento dos moradores.
LINHA SP-RJ
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “A partir do dia 1°”: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no metrô do RJ e substituto chega em 2025
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Abandono e estado deplorável: Fim de 3 estações do metrô de SP deixa paulistas sem chão
E por falar na principal metrópole do Brasil, existe ainda 130 bilhões para linha até o RJ e 24 estações chegando, após união de Tarcísio de Freitas e Lula por novo metrô de SP. Acontece que, segundo a CNN Brasil, o programa “São Paulo nos Trilhos” chega para facilitar a locomoção de muita gente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos se referindo ao investimento astronômico citado acima e 890 quilômetros na rede metroferroviário. O plano prevê duas fases para a Linha 20-Rosa, com 24 estações e 31,1 km de extensão.
Também podemos citar a autorização da empresa TAV Brasil, no dia (22) de fevereiro de 2023, para exploração e operação de trens de alta velocidade para ligar as capitais do RJ e SP. A empresa disse que o prazo para colocar o trem em operação está mantido para 2032, enquanto as obras devem iniciar em 2027, segundo o portal ‘Poder360’.
Quantas pessoas andam de metrô em São Paulo?
De acordo com o próprio site do Metrô de São Paulo, diariamente mais de 5 milhões de pessoas utilizam as 6 linhas do metrô. Elas contam com 91 estações e mais de 100 quilômetros de extensão.