Nova linha de metrô é armada no coração de São Paulo com mais de 32 km
Para a alegria de milhões de cidadãos brasileiros, o metrô acaba de armar uma nova linha gigantesca no coração de São Paulo com mais de 32 quilômetros e investimento de R$18 bilhões, para salvar 1 milhão de paulistas.
Portanto, de acordo com o portal Revista OE, o metrô paulista que já com conta com 104 km, terá sua extensão aumentada em quase um terço com as obras em andamento, com novas quatro linhas, sendo duas em expansão na linha verde e prata e outra nas linhas ouro e laranja.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A construção está sendo feita por meio de parceria público-privada (PPP) entre o governo do Estado de São Paulo e a ACCIONA, que além de construir participa da concessionária que irá operar o trecho depois de concluído. Desse modo, se tudo ocorrer conforme o planejado pelo governo estadual, as novas linhas deverão estar em funcionamento até 2027.
“Para ampliar a rede de metrô, o governo do Estado está investindo na execução de obras civis, aquisição de sistemas e material rodante que vão acrescentar 32,6 km ao sistema”, afirma Alberto Epifani, coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM), incluindo a PPP.
Com a expansão, a linha Verde chegará até a Penha, conectando-se com a Linha 3-Vermelha. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros. Também vai diminuir os tempos de trajeto da população da Zona Leste e redistribuir o fluxo de passageiros de toda a rede sobre trilhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a A linha Prata vem sendo ampliada gradativamente pelo Metrô, que iniciou em dezembro a construção de um novo trecho de 2,8 km com as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, além do Pátio Ragueb Chohfi. Na linha Prata, o contrato de obras civis e sistemas da estação Ipiranga foi assinado em abril.
O projeto da linha Laranja consiste em 15,3 km de extensão e 15 estações, ligando os bairros da Brasilândia e Freguesia do Ó (zona norte) ao centro da capital. Após construção, a linha Laranja fará a integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela, do metrô, e 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Eduardo Paes está ciente: Metrô RJ anuncia suspensão de serviço vital em 2024 e atinge em cheio 6M de cariocas
● Tarcísio ciente: FIM de serviço vital é anunciado em 2 linhas do metrô de SP em 2024
● Adeus: Fim de serviço popular do metrô do RJ chega em 2024 na era Eduardo Paes com substituto a cariocas
“Esse é o maior projeto de infraestrutura em andamento na América Latina, e o custo total do projeto é de aproximadamente R$ 18 bilhões de investimento direto”, afirma André de Angelo, diretor País da ACCIONA Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantas linha o metrô de SP tem?
Segundo o site oficial do Metrô de SP, a rede metroviária da cidade paulista é composta por 6 linhas totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente.
A Linha 1 – Azul é a mais antiga da cidade e a que possui o maior número de estações: são 23 paradas distribuídas ao longo de 20 km de extensão. Ela tem como extremidades, a estação Jabaquara na Zona Sul e a estação Tucuruvi na Zona Norte da cidade.