NOVA LINHA!
R$19BI: Nova linha de metrô em São Paulo(SP) arma +6 estações para salvar paulistas na era Tarcísio
05/04/2025 às 13h40

Paulistas estão em festa com nova linha de metrô que chega em São Paulo na era Tarcísio de Freitas
O metrô de São Paulo é um dos mais populares de todo o Brasil. Afinal, estamos falando da maior metrópole do país, sendo responsável por transportar mais de 3 milhões de passageiros por dia no modal de transporte.
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Por conta disso, a demanda acaba sendo cada vez mais exponencial e exigindo novas estações. Assim, uma nova linha de metrô está sendo armada com +6 estações para salvar paulistas na era Tarcísio de Freitas.
Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal EXAME, traz à tona maiores detalhes a respeito das obras que devem ser cruciais para a circulação de pessoas na capital.
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Nova linha de metrô
Em suma, com a inauguração parcial prevista para o segundo semestre de 2026, a Linha 6-Laranja pode ser ampliada antes do fim do projeto inicial. Em fevereiro de 2025, aliás, Tarcísio de Freitas autorizou estudos para o ramal ganhar mais 7 quilômetros e 6 estações além do previsto no projeto em execução.

Ademais, o plano é para a expansão ser feita em dois trechos: um na direção da região central, com as novas estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, e outro para Zona Norte, com as paradas Morro Grande e Velha Campinas.
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Diante dessa ampliação, a Linha 6-Laranja passa a se conectar com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A concessionária Linha Universidade será responsável pelos estudos de viabilidade e obtenção das licenças ambientais necessárias para execução dos trabalhos.
Depois disso, o governo de SP fará uma avaliação se inclui ou não a expansão no contrato de concessão como um investimento adicional. A possibilidade não atinge a entrega já programada da Linha-6 para o fim de 2026.
R$ 19 bilhões na mesa
Vale mencionar que, a Linha 6-Laranja possui um orçamento estimado em R$ 19 bilhões e é a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina. Logo, por se tratar de uma Parceria Público-Privada (PPP), os investimentos acabam sendo divididos entre o Estado de São Paulo e a empresa responsável pela concessão.

Para quem não sabe, a construção da linha eve início no ano de 2015, sob responsabilidade de um consórcio que tinha as empreiteiras Odebrecht e Queiroz Galvão, envolvidas na Operação Lava Jato. Diante de escândalos de corrupção, a obra veio a ser paralisada.
Todavia, em 2020, a Acciona assumiu as obras, mantendo as condições do contrato anterior. Além de construir a linha, a Acciona deve ficar responsável pela operação do serviço por 19 anos.
Andamento da obra
Possuindo 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja possui previsão de transportar mais de 630 mil passageiros todos os dias. Ela possuirá conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Ademais, em caso de aprovação do projeto de expansão, a linha passará a ter 21 estações e 22 quilômetros de extensão, ou seja, maior que o esperado.
A previsão de entrega do primeiro trecho do ramal, entre as estações Brasilândia e Perdizes, está prevista para o segundo semestre de 2026. Por sua vez, o restante da linha, entre as Estações Perdizes e São Joaquim, tem previsão para o segundo semestre de 2027.

Considerações finais
- Uma nova expansão da Linha 6-Laranja está em estudo, com +6 estações e 7 km adicionais no metrô de SP;
- O governo de SP autorizou a análise da ampliação, que pode conectar a Linha 6 à Linha 10-Turquesa;
- A inauguração parcial está prevista para 2026, sem atrasos devido ao projeto de expansão;
- Orçada em R$ 19 bilhões, é a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina;
- A linha terá inicialmente 15 estações e capacidade para 630 mil passageiros/dia;
- Com a expansão, pode chegar a 21 estações e 22 km de extensão;
- O primeiro trecho (Brasilândia-Perdizes) deve ficar pronto em 2026 e o restante, em 2027.
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Quanto custa a passagem no Metrô de São Paulo?
Em suma, desde o dia 6 de janeiro, a tarifa do Metrô de SP foi reajustada para R$ 5,20. Esse aumento de R$ 0,20 em relação ao valor anterior visa manter a sustentabilidade do sistema de transporte público da capital.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: