O McDonald’s se meteu em uma polêmica daquelas após uma atitude chocante com funcionários e R$ 2 milhões de prejuízo
O McDonald’s é uma das redes de fast food mais populares e mais amadas do mundo. No entanto, o restaurante se viu no meio de uma polêmica após uma atitude extremamente chocante com seus funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
POLÊMICA
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a rede Arcos Dourados, a maior franqueadora do McDonald’s no Brasil, a pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos por utilizar funcionários menores de idade em atividades consideradas perigosas, como operar chapas e fritadeiras. A empresa afirmou, por meio de uma nota, que a decisão não é final e que pretende recorrer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão do TST determinou que a rede Arcos Dourados pague a indenização e realoque os jovens em outras funções, revertendo uma decisão anterior do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, que havia considerado que não havia perigo nas atividades desempenhadas pelos jovens.
O juiz Paulo José de Oliveira de Nadai, da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba, após realizar visitas aos estabelecimentos denunciados, concluiu que os jovens corriam o risco de sofrer queimaduras, mesmo utilizando equipamentos de segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), adolescentes de 16 e 17 anos podem trabalhar, porém não devem exercer funções consideradas perigosas ou em ambientes insalubres. Além disso, eles não devem trabalhar durante a noite, das 22h às 5h, nem em locais que possam prejudicar sua formação.
A Arcos Dourados informou que irá recorrer da decisão. Em um posicionamento enviado ao UOL, a empresa afirmou que possui um compromisso de respeito e cumprimento integral da legislação trabalhista em vigor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE