MEGA FUSÃO

R$24,6bi na mesa e 2,4 mil lojas: A fusão colossal de gigante das farmácias para aniquilar a Drogaria SP

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Drogaria SP sofre com fusão de farmácias gigantes (Foto: Divulgação)

A fusão colossal de farmácias que rendem bilhões

Uma fusão colossal de duas enormes farmácias rendeu uma das maiores explosões de franquias pelo país. Para o terror da Drogaria SP, essa gigante agora tem literalmente em quase todo o lugar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geralmente, grandes redes de farmácias assim, então espalhadas nas principais cidades do país. Uma farmácia precisa de um bom público, então é estrategicamente colocada em locais com muitos habitantes. E essa gigante ganhou força por juntar dois grandes nomes.

Estamos falando da fusão da Raia Drogasil, que tem mais de 12 anos que ocorreu. Conforme informações do site Guia da Farmácia, no dia 11 de novembro de 2011 as duas gigantes se uniram e agora estão com mais 2,4 mil unidades espalhadas por aí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Droga Raia e Drogasil faturam bilhões (Foto: Divulgação)

O sócio da consultoria especializada em varejo Mixxer, Eugênio Foganholo, conversou com o Guia da Farmácia e comentou sobre a fusão. “A fusão entre a Raia e a Drogasil foi uma das poucas e a mais bem-sucedidas entre grandes varejistas do Brasil até hoje, e continua sendo bem-sucedida”, disse ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Havia grande complementaridade entre as empresas, embora houvesse posicionamento e estilos de gestão diferentes. E havia a oportunidade de um início de consolidação no mercado brasileiro de farmácias”, citou ele ainda.

COMO FOI A FUSÃO?

Em 2011, quando a fusão entre a Drogasil e a Droga Raia era discutida, as empresas ultrapassaram, então, a gigante formada pela união da Drogaria São Paulo com a Drogão, ocorrida, então, em 2010. A fusão foi um verdadeiro sucesso, e em dados divulgados em 2021, a mega rede de farmácia tinha faturado em um acumulado de 12 meses um faturamento de R$ 24,6 bilhões.

Em entrevista o Broadcast em 2013, o então CEO da Raia Drogasil, Marcilio Pousada, expôs que o foco era a longo prazo. “Se você olhar o mercado físico de farmácias, fizemos o que dava para ser feito. Os outros tentaram também, mas conseguimos fazer isso com o foco no longo prazo. Nunca vimos o meio como fim, por exemplo, querer estar presente no Brasil inteiro: as coisas foram acontecendo”, disse ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Droga Raia e Drogasil se fundiram (Foto Reprodução/Montagem/Internet)

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile