Grandes viradas do Fundo de Garantia fazem com que Lula garanta benefícios aos trabalhadores
Lula entregou aos brasileiros trabalhadores uma notícia que deixou todo mundo completamente feliz com direito a 3 viradas do FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque muitas pessoas não esperam a hora de conseguir usar o FGTS por benefício próprio, ou seja, para comprar uma casa, pagar as dívidas.
Segundo o Valor Investe, ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que deve enviar ao Congresso Nacional, um projeto de lei com o fim do saque-aniversário do FGTS, bem como novas regras para impulsionar o consignado privado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marinho voltou a dizer que muitos trabalhadores ficaram impedidos de sacar o recurso após serem demitidos após terem aderido ao saque-aniversário.
“A lei criada no governo anterior proíbe [o saque]. Precisamos de mudança nessa lei”, voltou a criticar o ministro. Já em relação ao que foi acordado com os bancos em relação à antecipação do saque-aniversário, ele confirmou que nada mudará.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relação ao consignado privado, Marinho disse que a intenção é permitir que os trabalhadores ofereçam sua folha de pagamento com segurança “para obter uma taxa de crédito melhor”. O uso do e-social, disse o ministro, deve facilitar esse novo produto a ser criado.
Segundo o g1, a Caixa Econômica Federal iniciou nesta segunda-feira (8) as contratações de financiamentos imobiliários com utilização do FGTS futuro. Na modalidade, trabalhadores usam os depósitos futuros em sua conta do FGTS para auxiliar na compra da casa própria.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CCFGTS) havia aprovado a modalidade no dia 26. As regras valem somente para famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640 mil — público da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A opção pelo FGTS futuro só pode ser feita no momento da contratação da operação, segundo a Caixa. Além disso, o trabalhador não poderá sacar o saldo da conta que estiver comprometido com o financiamento do imóvel se for demitido.
COMO EU FAÇO PARA SABER SE TENHO FGTS?
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.