Idosos a partir dos 60 anos ganham 4 presentões com direito a benefícios garantidos
Nesta segunda-feira (8), o TV Foco destaca aos seus leitores 60+, sobre 4 benefícios garantidos ao público da terceira idade, que, sem dúvidas, cai como um verdadeiro presente.
Muitos não sabem, mas, por lei, idosos contam com inúmeros benefícios no Brasil, onde muitos acabam deixando de usufruir, por uma simples falta de informação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal FDR, a Carteira do Idoso é uma das formas de comprovação de renda para ter direito a diversos benefícios, bem como acessar o direito do acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.
Assim, o benefício é solicitado por uma grande parcela dos idosos que possuem ao menos 60 anos. Além disto, estes cidadãos precisam ter uma remuneração mensal de até R$ 2.824 para poder contar com a carteira, como dito acima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para ter acesso à carteira do Idoso, basta procurar o CRAS da sua cidade e apresentar os seguintes documentos:
- CPF;
- Número de Identificação Social (NIS);
- Documento de Identidade com Foto.
Também é importante deixar claro que para solicitar a carteira do idoso também é possível solicitar através do aplicativo Meu INSS. Além de ajudar na emissão deste documento, o aplicativo também ajuda o beneficiário da Previdência Social em outras esferas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra café, sal e +1 produto popular e retira de mercados em 2024 após grave descoberta
● Multa de R$ 10M: Eduardo Paes crava lei em shoppings do RJ com PROIBIÇÃO que atinge em cheio RioSul e Barra
● Tchau, férias: Lei trabalhista traz proibição e confirma 1 única atitude que CANCELA descanso dos CLTs
Quais são os benefícios dos idosos no Brasil?
No que se trata dos demais benefícios que os idosos têm por direito, não podemos deixar de citar descontos de, no mínimo, 50% nos ingressos para uma variedade de eventos, incluindo atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer. Além disso, eles têm acesso preferencial a esses locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em segundo lugar, as pessoas com mais de 60 anos também podem ter acesso ao transporte coletivo em ônibus urbano sem custos, como é o caso da cidade de São Paulo. A saber, em São Paulo, apenas os indivíduos com mais de 65 anos têm acesso gratuito aos trens e metrô.
Por isso destacamos ainda que cada localidade pode ter suas próprias regras e procedimentos. E por fim, mas não menos importante, em terceiro lugar, em viagens interestaduais, as empresas de ônibus são obrigadas a disponibilizar duas vagas gratuitas, por veículo e em cada trajeto, para passageiros idosos com 60 anos ou mais.
Assim, ressaltamos que para solicitar a gratuidade, o beneficiário deve apresentar comprovante de renda, como o extrato do INSS ou a Carteira de Trabalho, e dirigir-se ao guichê ou pontos de venda da empresa de ônibus com pelo menos três horas de antecedência ao início da viagem.