Após contrair dívida milionária, montadora popular declara falência e se despede do mercado brasileiro
Montadora de carros muito popular e amada por milhões decreta falência arrasadora após anos no mercado, deixando inúmeros consumidores chocados com a notícia e concorrentes, como Fiat e Chevrolet, comemorando a saída da empresa.
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Portanto, estamos falando da Gurgel Motors S/A, que foi uma grande fabricante de automóveis brasileira, desenvolvida pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.
Segundo informações da Wikipédia, a montadora tinha a proposta de produzir veículos 100% nacionais, inclusive, em 1969, a fábrica de carros ficava localizada em São Paulo, até que se mudou para a sede do Rio Claro, em 1975.
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Contudo, a marca iniciou produzindo karts e minicarros para crianças no começo dos anos 60, quando tinha uma empresa de luminosos. O primeiro modelo de carro foi o bugue Ipanema, que utilizava motor Volkswagen.
Ao longo do tempo, a empresa começou a ganhar força no mercado brasileiro. Desse modo, a quebra no ritmo de produção quebrou o fluxo de caixa da empresa e as dívidas se acumularam.
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A produção do modelo X12 foi reduzida drasticamente por conta de abalo da relação entre Volkswagen e Gurgel em razão da concorrência com o Volkswagen modelo 181, similar ao X12, que saiu de linha porque o segundo vendia tão bem que roubou espaço do primeiro. A marca também priorizou a fabricação dos seus carros populares.
Sendo assim, sem apoio do governo, a Gurgel pediu concordata em junho de 1993. Em uma última tentativa de salvar a fábrica, em 1994, foi feito um pedido ao governo federal para um financiamento de 20 milhões de dólares à empresa, mas este foi negado, e a fábrica foi declarada falida em 1994.
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Desde o fim da empresa, a fábrica de Rio Claro ficou nas mãos de um escritório em São Paulo. E desde 2001 a justiça vinha tentando vender a fábrica, que enfrentava muitos furtos de peças dos carros ainda inacabados: pelo menos 30 boletins de ocorrência foram feitos.
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Após diversas tentativas de venda do terreno da fábrica e seus veículos abandonados, ela só foi leiloada em 2007, por quase R$16 milhões. O dinheiro serviu como pagamento de dívidas trabalhistas, que chegou a quase R$20 milhões. A Gurgel deixou um lastro de R$280 milhões em dívidas.
Quais foram os últimos projetos da Gurgel Motors S/A?
Seus últimos projetos foram: Supermini 1995 – uma versão com traseira mais reta que o Supermini anterior e seria lançado nesse mesmo ano; Motomachine – um minicarro urbano pensado como meio de transporte; as últimas versões de Tocantins (que perdurou de 1992 a 1995) – com uma ligeira mudança na grade dianteira e Carajás (sem nenhuma mudança relevante) e o Motofour – de conceito similar ao Motomachine – que teve um único exemplar fabricado. Durante esse período, a marca ainda produziu mais 130 veículos.