Anatel aprova novo lançamento de instituição financeira e Claro confirma fusão com o banco para aniquilar concorrentes no mercado de operadoras
Para a surpresa de milhões de brasileiros, a Claro se juntou com a Nubank para lançar novo produto e concorrentes como Tim e Vivo ficam desesperadas em 2024.
Portanto, segundo o Estadão, a fintech está se preparando para lançar sua própria operadora de celular com a ajuda de Claro que atuará como uma MVNO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, um grupo restrito já recebeu convites para testar o produto, que pode ser lançado em fase de testes nas próximas semanas.
Além disso, o banco recebeu a aprovação da Anatel para operar como operadora virtual. No entanto, o lançamento oficial ainda não tem data.
Contudo, as MVNO compram o direito de utilizar a rede de um operador existente e oferecem serviços de telefonia móvel e dados sem a infraestrutura física de rede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o mercado estima um incremento de receita para a fintech.
Uma vez que o Nubank já possui uma fatia de mais de 20% o mercado brasileiro de recargas para planos pré-pagos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que segundo a Forbes, o banco se tornou a 2° empresa mais valiosa da B3.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As ações da financeira acumulam 51% ano ano, elevando seu valor de mercado para R$297 milhões.
Qual é a maior operadora de celular do Brasil?
A maior operadora de celular do Brasil, em termos de número de clientes, é a Vivo, que pertence ao grupo espanhol Telefónica, segundo a Glassdoor.
Desse modo, a Vivo possui uma grande participação no mercado de telecomunicações no país, oferecendo serviços de telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura.
No entanto, outras operadoras como Claro, TIM e Oi também têm uma presença significativa no mercado brasileiro.
A Oi, inclusive, vendeu sua operação de telefonia móvel para as três concorrentes em um leilão que aconteceu em 2020, e essa divisão foi consolidada em 2022.
Essas três empresas agora dominam o setor de telefonia móvel no Brasil.
Conclusões finais
A colaboração entre Nubank e Claro tem potencial para movimentar o setor de telecomunicações em 2024, com a introdução de uma operadora virtual (MVNO) que já está em fase de testes.
A fintech, aprovada pela Anatel, tem como objetivo aumentar sua receita e influência no segmento de recargas pré-pagas.
Com essa estratégia, o Nubank, que agora é a segunda empresa mais valiosa da B3, reforça sua posição de liderança, enquanto rivais como Vivo e TIM enfrentam pressão.