Banco Central não deve aprovar venda de instituição, segundo fontes do O Globo
Nesta segunda-feira, 31, veio à tona a decisão do Banco Central em relação à venda de uma instituição financeira para a sua rival.
No último sábado, 29, executivos e autoridades do setor financeiro se reuniram para avaliar a viabilidade da aquisição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, após as discussões, concluíram que a transação não deve ser aprovada pelo Banco Central.
Mas, afinal, qual é o banco?
Estamos falando da venda do Banco Master para seu principal concorrente, o Banco de Brasília (BRB),
De acordo com fontes do portal O Globo, o Banco Central tende a rejeitar a venda do Banco Master para o BRB.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim da era do cartão de crédito e débito: Banco Central emite comunicado com substituto n°1
● Adeus, poupança Santander: Banco Central confirma lei do CPF que causa fim em contas bancárias em 2025
● Nem PIX, nem cartão de crédito: Novo serviço potente do Banco Central chega para desbancar 2 pagamentos
A instituição reguladora já vinha monitorando de perto a situação financeira do Master e, em nota, informou que aguarda o pedido formal de avaliação da compra, avaliada em R$ 2 bilhões.
Detalhes da venda do Banco Master
Na sexta-feira, 28, o BRB, banco controlado pelo governo do Distrito Federal, anunciou oficialmente a aquisição do Banco Master.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pelo acordo divulgado, o BRB ficaria com 49% das ações ordinárias e 100% das preferenciais, resultando em uma participação total de 58% na instituição financeira.
A venda do Master não pegou o mercado de surpresa, pois o banco já enfrentava dificuldades para captar recursos e vinha oferecendo taxas muito acima das concorrentes, chegando a pagar 140% do CDI em seus CDBs (títulos de crédito emitidos pelos bancos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O BRB explicou que seu objetivo com a aquisição é criar um novo conglomerado financeiro sob seu controle, de acordo com informações do portal O Globo.
Porém, apesar da fusão, as duas instituições manteriam operações independentes, compartilhando apenas governança, expertise, sinergias e estratégias operacionais, segundo o UOL.
Posicionamento do Banco Master
No domingo, 30 o Banco Master divulgou uma nota oficial garantindo que a operação atende a todos os requisitos técnicos exigidos pelo Banco Central.
“Qualquer suposição ou ilação a respeito da analise de qualquer autoridade competente serve apenas para criar falsa informação sobre instituição financeira e induzir a erro investidores, o que pode constituir crime contra o sistema financeiro nacional”, diz o banco na nota ao portal O Globo.
Impacto no setor bancário
Atualmente, o BRB ocupa a 23ª posição no ranking dos maiores bancos do Brasil em termos de ativos totais. Com a aquisição do Master, subiria para a 17ª colocação, de acordo com dados do Valor Econômico.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, declarou que a negociação estava em análise desde o ano passado e que, se aprovada, poderia fortalecer a arrecadação do DF em 2025.
Considerações finais
Em suma, embora o BRB tenha anunciado a aquisição do Banco Master, o Banco Central ainda precisa aprovar a transação. No entanto, tudo indica que o regulador não deve dar o aval para que a venda seja concretizada.
Veja mais informações sobre o Banco Central clicando aqui.
Como consultar se tenho dinheiro esquecido no Banco Central?
E por falar em dinheiro, muitas pessoas não sabem, mas é possível que você tenha dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras.
Para verificar se você tem algum valor disponível, o Banco Central disponibiliza o sistema dos Valores a Receber. Veja:
- Basta entrar no site oficial (valoresareceber.bcb.gov.br);
- Faça login com CPF ou CNPJ e a conta Gov.br para login.