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R$3 bilhões: Comunicado oficial da ANS chega com notícia nada boa a clientes da Amil, Sulamérica, Unimed e +

07/05/2024 às 9h59

Por: Giovana Misson
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ANS chega com notícia envolvendo planos coletivos da Amil, Sulamérica, Unimed e outras

Na última quinta-feira, 02, a ANS emitiu um comunicado oficial que chega com notícia nada boa a clientes da Amil, Sulamérica, Unimed e outros planos de saúde.

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Nesta terça-feira, 07, iremos recordar o comunicado da Agência Nacional de Saúde Suplementar sobre os planos de saúde coletivos.

A ANS emitiu o relatório sobre o lucro dos planos de saúde em 2023, após um prejuízo histórico em 2022.

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De acordo com informações da agência, as operadoras de saúde lucraram R$ 3 bilhões em 2023.

Mas, a notícia não é boa para os clientes da Amil, Sulamérica, Unimed e outros convênios devido ao reajuste dos planos de saúde coletivos.

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Os planos de saúde são fundamentais para inúmeros brasileiros, que procuram um atendimento mais eficaz e melhor em hospitais.

Mas, nos últimos anos, os brasileiros se deparam com os altos preços dos convênios de saúde.

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E a projeção é que o reajuste dos planos de saúde coletivos em 2024 seja na casa dos dois dígitos.

A previsão é de um relatório da XP Investimentos, com base em dados da ANS de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024.

O mercado de planos de saúde tem aumentado os preços em mais de 15% nos últimos meses, fato que atinge diretamente os clientes que ainda tentam manter os convênios.

Por exemplo, o SulAmérica, Bradesco e Amil reajustaram seus planos bem acima de 20% desde a metade de 2023, segundo o portal O Tempo.

Já a NotreDame Intermédica está aumentando os preços nos níveis do mercado, pressionando a taxa para baixo.

“Esperamos que as precificações mais agressivas continuem ocorrendo por pelo menos mais um ano no mercado de planos de saúde, à medida que as empresas buscam melhorias de sinistralidade, o que pode continuar limitando o crescimento do mercado”, detalha o relatório.

Além disso, os planos de saúde também estão elevando os preços da saúde dentária. Em fevereiro deste ano, a SulAmérica teve aumento de 20,2% e a Amil em 19,2%.

ANS, médico e ilustração de plano de saúde (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)
ANS, médico e ilustração de plano de saúde (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

REAJUSTE

Por meio de nota, a FenaSaúde revelou que o reajuste reflete a variação das despesas assistenciais.

Os fatos que influenciam são: a inflação da saúde, obrigatoriedade da oferta de tratamentos cada vez mais caros e judicialização.

“O setor de saúde suplementar brasileiro, composto por mais de 700 operadoras de planos médico-hospitalares, enfrenta desafios específicos de custos e frequências de utilização, refletindo os aumentos das despesas médicas praticadas por diversos prestadores de serviços de saúde. Ou seja, os reajustes são um termômetro de uma persistente inflação da saúde, fenômeno mundial”, disse a Fenasaúde.

Por fim, a Anab reforça que o reajuste nos planos de saúde são fundamentais para a manutenção do sistema de saúde suplementar.

Os planos coletivos, empresariais e por adesão, contemplam cerca de 50,9 milhões de pessoas no país, cerca de 88,6% dos usuários dos serviços. O reajuste é anual e de livre negociação entre as empresas e os contratantes.

A ANS regulamenta apenas o índice de reajuste dos planos individuais e familiares.

Ilustração plano de saúde (Foto: Reprodução / Freepik)
Ilustração plano de saúde (Foto: Reprodução / Freepik)
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COMO TER A CARTERINHA ONLINE DA UNIMED?

A Unimed tornou-se uma das principais empresas de planos de saúde do Brasil, com convênios que vão desde R$ 302,21 até R$ 1308,33.

Mas, uma das perguntas mais comuns entre os clientes é como ter a carterinha online da Unimed. Nós iremos mostrar:

  • Baixe o SuperApp e acessar o Portal do Cliente para ter acesso à carteirinha virtual e outros serviços.
Unimed - Foto: Internet
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ANS
Unimed

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

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