Saiba o que causou o fim desse banco que foi comprado pelo Itaú
Um dos principais bancos do nosso país até a década de 90, teve um fim trágico após uma atitude péssima do presidente da república ne época, Fernando Henrique Cardoso, e acabou sendo comprado pelo Itaú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do Banco do Estado do Paraná (BANESTADO), que teve o seu fim após o estimulo da chamada privatização dos bancos, sendo desestatizado e comprado pelo Banco Itaú.
Na ocasião, o Itaú comprou a empresa por 1,6 bilhão de reais em um leilão após um escândalo vir a público e revelar que foram desviados cerca de trinta bilhões de reais pelas contas CC5, mais precisamente nas agências bancárias de Foz do Iguaçu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não lembra ou não era nascido na época, tudo foi revelado a partir da CPI do Banestado, quando o deputado, o senhor José Mentor, pedia o indiciamento de Gustavo Franco, Celso Pitta, Samuel Klein, entre outros nomes que estão envolvidos no esquema.
No ano passado, a privatização do banco completou 22 anos após ele ser extinto, mesmo tendo cerca de 400 agências e 500 postos de atendimento, empregando 15 mil trabalhadores distribuídos por 370 dos 399 municípios do Paraná.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como ficou a situação dos funcionários da empresa?
Dois anos após o leilão, o Itaú já havia fechado um grande número de agências e dos pouco mais de sete mil funcionários do banco existentes na época, hoje restam menos de 500 trabalhando na Itaú.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE