A rede gigante de supermercados irá vender suas lojas por uma verdadeira fortuna
A briga por espaço entre as grandes empresas de supermercados tem ficado cada vez mais acirrada. O fato é que companhias gigantes tem chegado com força e se feito presente cada vez mais no dia a dia da população.
Inclusive, uma das favoritas do mercado atualmente trata-se do GPA (Grupo Pão de Açúcar), um dos maiores grupos varejistas alimentares da América do Sul. E por falar nele, a instituição firmou uma operação de compromisso de compra e venda para subsequente locação.
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O acordo foi realizado com um fundo privado não identificado e envolve 11 de suas lojas de supermercados, segundo o portal G1. No total, a transação soma R$ 330 milhões, segundo o comunicado ao mercado que foi divulgado na última segunda-feira (19).
Vale destacar que, os contratos de locação terão um prazo inicial de 15 anos, com exceção de 3 lojas que deverão ser locadas com prazo inicial de 18 anos, de acordo com a mesma fonte.
De acordo com o GPA, a transação faz parte do plano de redução da alavancagem financeira da empresa em 2023 e 2024, fator esse que contribui para a redução da dívida líquida e reforço da sua estrutura de capital.
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No mesmo plano, o Pão de Açucar pretende concluir a venda de ativos não estratégicos e fazer melhorias operacionais em direção à meta de margem Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustada de 8% a 9% em 2024.
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Outro ponto que rede gigante de supermercados prevê alterações é na redução do excesso de estoque nas lojas e a venda da participação do Grupo Éxito depois do processo de segregação em curso.
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O que aconteceu com o Pão de Açucar?
A rede re supermercados registrou prejuízo líquido de R$ 248 milhões no primeiro trimestre de 2023, depois de obter um lucro de R$ 1,4 bilhão no mesmo período em 2022.
Mesmo com as quedas nos indicadores, a receita líquida do Pão de Açúcar no primeiro trimestre de 2023 foi de R$ 4,5 bilhões, alta de 15% na comparação com os três primeiros meses de 2022.