Rival do Carrefour no mercado varejista, marca se desvinculou do Grupo Pão de Açúcar e agora atua sozinha no setor
O Grupo Pão de Açúcar é dono de varejistas que se espalharam pelo território brasileiro nos últimos anos. Uma dessas empresas, que é rival do Carrefour, fez parte do catálogo do grupo, mas atualmente garantiu sua independência e comanda sozinha todos os seus negócios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2007, o GPA comprou 60% das ações do mercado em questão por R$ 208 milhões. Dois anos depois, o grupo desembolsou R$ 175 milhões para obter o restante, totalizando R$ 383 milhões, na época.
Estamos falando do Assaí Atacadista, que atualmente é uma das maiores varejistas do Brasil. A marca está presente em 24 estados, além do Distrito Federal. Seu principal mercado, no entanto, continua sendo São Paulo, onde surgiu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SE DESVINCULOU DO GRUPO
Em 2021, o Assaí se desvinculou do Grupo Pão de Açúcar e abriu as suas negociações na bolsa. De acordo com a revista Época, a empresa ainda era controlada pelo grupo francês Casino – que também controla o GPA – até 2023, quando vendeu sua ultima participação acionária na Companhia.
Desde então, o Assaí se tornou uma ‘true corporation’, ou empresa sem dono e com capital 100% pulverizado. Os donos da empresa, portanto, não prestam mais contas nem dividem lucros com o grupo francês ou com o GPA.
Segundo o Ranking IBEVAR–FIA, o Assaí Atacadista se tornou a segunda maior empresa de varejo do Brasil,em 2022, com um faturamento anual de R$ 45,6 bilhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Descanse em paz: O fim de 4 refrigerantes populares do Carrefour, Assaí e + deixa clientes sem chão até hoje
● Fim de serviço crucial do Carrefour confirmado oficialmente no Brasil em 2024: Clientes estão surpresos
● R$ 6,9 BI na mesa e 34 lojas: Rival matadora do Carrefour chega com tudo pra aniquilar até o Assaí no Brasil
ASSAÍ TEVE PREJUÍZO EM 2023?
O lucro líquido da varejista caiu 38% no terceiro trimestre de 2023, para R$ 185 milhões, de acordo com a Valor Investe. Foi uma queda de 34% em relação ao ano anterior. O Carrefour, por sua vez, cresceu 3,7% no balanço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE