O banco realizou a fusão com outra instituição colossal para deixar o rival Bradesco no Chinelo
O mercado bancário, sem nenhuma dúvida, é um setor muito bem abastecido no Brasil. Acontece que, a população pode desfrutar de grandes companhias financeiras que não deixam a desejar, como é o caso do Itaú e Banco do Brasil.
E por falar nos dois gigantes, o Banco Central liberou e o Itaú concretizou a fusão com uma das instituições financeiras que mais cresceram na década de 1990. Vale destacar que, um levantamento da consultoria Economatica, destaca que o banco resultante da fusão se trata do 9º maior das Américas em ativos, com US$ 324,041 bilhões, à frente do Bradesco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo teve início em 1924, quando João Moreira Salles estabeleceu o Banco Moreira Salles em Poços de Caldas, Minas Gerais, inicialmente como a Seção Bancária da Casa Moreira Salles.
Depois da fusão em abril de 1967, juntou-se ao Banco Agrícola Mercantil, o popular Agrimer, originando assim a União de Bancos Brasileiros (UNIBANCO), segundo o Wikipédia. A sede foi transferida para o RJ, expandindo a rede para 330 agências em 10 estados brasileiros. Já em 1975, todas as empresas do conglomerado adotaram o nome Unibanco e, em meados de 1983, a matriz mudou-se para o Edifício Unibanco em São Paulo.
Sem dúvidas, o sucesso do Unibanco era uma das marcas da instituição que não parava de se expandir, até que, no ano de 2004, uma crise de identidade aconteceu, tendo Pedro Moreira Salles assumindo sua presidência executiva e o Unibanco sofrendo fortes mudanças de marca, posicionamento e estratégias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meio ao caos que se instaurava, foram executadas as demissões de quase todos os executivos com mais de 10 anos de banco, sem muito critério. Todavia, a instituição parece não ter suportado a turbulência e tomou uma decisão definitiva.
FUSÃO
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, no dia (03) de novembro de 2008, a situação do UNIBANCO sofreu uma reviravolta, quando o Itaú e Unibanco anunciaram a fusão das operações financeiras, formando o Itaú Unibanco Banco Múltiplo. Até hoje, a companhia é reconhecida como a maior holding financeira do hemisfério sul, e entre as vinte maiores do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já em meados de 2009, a fusão acabou sendo aprovada pelo Banco Central e em 2010, pelo CADE. Assim, depois de 84 anos de existência no Brasil e uma história de muito sucesso, o Unibanco passou a fazer parte de um conglomerado diversificado.
Anos após a fusão, o Itaú Unibanco já é reconhecido como um dos maiores bancos do Brasil, conforme dados do Banco Central. Seu valor de mercado em julho de 2019, de impressionantes R$ 463,4 bilhões, de acordo com a Economatica, apenas reforça a grandiosidade dessa transação.
Como abrir uma conta no Itaú?
É necessário levar os documentos de identificação e comprovante de residência até uma das agências mais próximas. Ao todo, são mais de 4,3 mil pontos de atendimento.
Pelo celular
No aplicativo Itaú Abreconta, o usu[ário envia duas selfies e tira fotos dos documentos necessários. Essa opção é válida apenas para contas correntes individuais para pessoa física e contas correntes para pessoa física com crédito de salário.
Direto na agência
Basta ir em uma agência Itaú, com os documentos e pedir para abrir uma conta corrente. Para abrir uma conta-conjunta, todos os titulares devem ir à agência com os documentos.