Dinheiro extra da Caixa e do FGTS pode salvar milhões de trabalhadores nos últimos dias de 2023; saiba quem tem direito
Trabalhadores de carteira assinada poderão contar com uma surpresa ainda em dezembro. Um benefício da Caixa envolvendo o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deve salvar o Réveillon de muita gente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse benefício em questão passou a valer há poucos anos e já possibilita um alívio financeiro para milhões de assalariados. Agora, esse valor extra pode ultrapassar R$ 500.
O saque-aniversário, que vem de uma espécie de reserva financeira, ganhou um aumento no limite de saque pela Caixa. Isso significa que os trabalhadores que fazem aniversário em dezembro e optaram pela modalidade poderão sacar o valor até o último dia do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem optou pelo saque-aniversário tem a oportunidade de acessar um valor do FGTS no mês do aniversário. Esse recurso, aliás, pode ser usado para aliviar despesas do fim do ano, quitar dívidas e até mesmo complementar celebrações festivas.
Com a oportunidade de sacar esse valor, os trabalhadores têm autonomia em decidir o destino desse dinheiro. Esses recursos podem ser importantes para tirar milhões de pessoas do sufoco de fim de ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que o saque-aniversário é diferente do saque-rescisão, que é a possibilidade de resgatar todo o dinheiro do fundo em caso de demissão sem justa causa, além da multa de 40% paga pelos empregadores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RENDIMENTO DO FUNDO DE GARANTIA
De acordo com o Uol, hoje as contas do FGTS rendem 3% ao ano mais TR (taxa referencial) – que está acumulada em 1,76% em 2023. Há também a distribuição de lucros do fundo, que aumenta a rentabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL É O PROJETO DE LEI QUE ENVOLVE O SAQUE-ANIVERSÁRIO EM 2024?
O ministério do Trabalho e Emprego enviou um projeto de lei para a Casa Civil pedindo para que as pessoas que optaram pelo saque-aniversário tenham a possibilidade de sacar todo o FGTS em caso de demissão sem justa causa.