Metrô RJ arma nova estação colossal e salva 6,8 milhões de cariocas
E na manhã desta terça-feira (11), o TVFoco destaca uma nova estação de Metrô que está sendo armada na cidade do Rio de Janeiro.
Com direito a nada mais, nada menos que R$600 milhões e no coração do Rio, a nova estação salva 6,8 milhões de cariocas e vocês ficarão por dentro de todos os detalhes agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Brasil de Fato RJ, em nota divulgada em 24 de novembro de 2023, o governo do estado do Rio e a concessionária Metrô Rio, assinaram um memorando de intenções para a retomada das obras da estação de metrô da Gávea.
Sendo assim, as informações dão conta ainda de que tal documento estabelece as linhas gerais do acordo entre as partes que vai permitir que a Linha 4 seja concluída e, finalmente, passe a operar em toda a sua extensão.
Conforme o que disse o Governador do Rio, Cláudio Castro (PL), a retomada das obras da estação Gávea, paralisada há oito anos, chega como um verdadeiro presente a milhões de cariocas, afinal, a retomada vai destravar o desenvolvimento do sistema metroviário do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante salientar que, ainda de acordo com o que foi divulgado, por ser um memorando de intenções, o documento pode ser ajustado até que se chegue a um acordo definitivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a proposta prevê que a concessionária MetrôRio feche um contrato com as empresas do consórcio (OEC e Carioca) que iniciaram as intervenções em 2015, com a anuência do Estado.
O que aconteceu com a estação do Rio de Janeiro?
Para quem não sabe, tal investimento na nova estação do Metrô do Rio de Janeiro está estimado em R$ 600 milhões e, em compensação, a concessionária permaneceria à frente da operação do transporte por mais dez anos.
Contudo, salientamos ainda que, contrapartida exigida pelo governo é que o valor da tarifa da Linha 4 seja igualada às das Linhas 1 e 2. A previsão de conclusão das obras, paralisadas desde 2015, é de 36 meses, após a aprovação do projeto.
Para quem não sabe, de acordo com dados do IBGE do ano de 2020, o Rio conta com 6,748 milhões de cidadãos, que assim, serão beneficiados.
Por fim, segundo a fonte, o próximo passo será apresentar a proposta para aprovação dos órgãos de controle: Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público.