Mais de 6 mil reais liberado e lei de Lula entrando em vigor neste momento
Para conseguir contextualizar toda essa reportagem que sobre esses R$6 mil liberados pela Caixa em lei do Lula em vigor, nós vamos voltar lá para 2008.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Gazeta do Povo, lá em 2008, durante o segundo mandato do Lula como Presidente da república, foi sancionada uma lei em casos de calamidade.
Na época, as enchentes que atingiram Santa Catarina estava para ser uma das maiores calamidades da natureza que atingiu o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dia antes de visitar os locais, Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto aumentando o valor do saque da conta vinculada ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para todas as pessoas que enfrentaram problemas de calamidade.
QUANTO É LIBERADO PELA CAIXA PARA CASOS DE CALAMIDADE?
Agora, de acordo com informações da TV Brusque, hoje a Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de São João Batista informou em nota que a Caixa Econômica Federal já concedeu autorização para o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) destinado aos trabalhadores cujas residências foram afetadas pelas recentes enchentes na cidade. O prazo para solicitar o benefício é até 28 de janeiro, utilizando o aplicativo FGTS disponível para celulares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com os critérios estabelecidos pela Caixa, têm direito ao saque apenas os trabalhadores que possuem saldo na conta vinculada de FGTS e que não realizaram saques por motivo de calamidade nos últimos 12 meses. O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00.
O saque abrange somente os moradores cujos endereços foram registrados pela Defesa Civil durante o período das ocorrências. Para solicitar o saque do FGTS Calamidade por meio do aplicativo FGTS, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ao acessar o aplicativo FGTS, clique em “Meus Saques”;
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
- Selecione o motivo do saque “Calamidade Pública”;
- Selecione o município de residência e clique em “Continuar”;
- Escolha uma das opções para receber o FGTS: Crédito em conta bancária de qualquer instituição ou saque presencial;
- Faça o upload dos documentos necessários;
- Confira os documentos anexados e confirme;
- A Caixa analisará a solicitação e, se estiver correta, o valor será creditado na conta do trabalhador.