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R$600M nos ares: Loja mais amada de shoppings confirma fim de serviço e dá adeus ao Bourbon

09/09/2024 às 12h24

Por: Luiza Lefundes
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Loja amada crava fim de serviço e dá adeus ao Bourbon (Reprodução/Montagem/Canva/MPD Engenharia)

Franquia americana gigantesca confirma fim de serviço no IFood após entrar em crise financeira chocante no Brasil e dar adeus à shoppings

Loja muito amada dos shoppings, no setor de bebidas e alimentos, confirmou fim de serviço crucial a milhões de clientes e se retira até mesmo de grandes pontos comerciais como o Shopping Bourbon, na capital de São Paulo.

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Portanto, estamos falando da Starbucks, franquia gigantesca americana que faz muito sucesso no Brasil vendendo seus famosos cafés e frappuccinos em diversos estados brasileiro, mas que vem enfrentando uma crise econômica no país.

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Acontece que segundo informações da Veja, a franquia de cafeterias deixou uma lacuna marcada pela crise no Brasil no ano passado, que teve um prejuízo de 56 milhões de reais, entrando em recuperação judicial em outubro de 2023.

Além disso, a rede anunciou o fim de seus serviços na plataforma IFood. De acordo com a própria empresa, a Starbuck deixou de operar nos aplicativos Rappi e IFood no Brasil, porém continua a oferecer seus produtos em lojas físicas do país.

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Segundo informações da CNN Brasil, a sede da Starbucks Corp. em Seattle, nos Estados Unidos, enviou um documento, em outubro do ano passado, à operadora da marca no Brasil que foi determinante para o pedido de recuperação judicial da empresa brasileira entregue à Justiça.

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A cafeteria mais famosa do mundo entregou, naquela data, o “Notice of Termination of Licensing Agreements” ou “Notificação de Rescisão do Acordo de Licenciamento”, em português.

Sem receber os royalties pelo do uso da marca no Brasil, a multinacional anunciava a rescisão de contrato que permite à SouthRock Capital explorar a marca Starbucks no Brasil. O fim do acordo tinha efeito imediato

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Vale ressaltar que atualmente, o faturamento bruto da marca Starbucks no Brasil supera os R$ 50 milhões por mês, ou seja, R$600 milhões por ano.

À CNN, a SouthRock informou que “segue operando a marca Starbucks no Brasil” e está “comprometida em continuar trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros comerciais para desenvolver as marcas do seu portfólio no Brasil”.

Em nota à CNN, a empresa diz que “alinhamentos sobre licenças fazem parte do processo de recuperação judicial e são realizados diretamente com esses parceiros”.

Quando a Starbucks foi fundada?

De acordo com a Wikipédia, a primeira loja da rede foi aberta em 1971 por três sócios, os professores Jerry Baldwin e Zev Siegel, e o escritor Gordon Bowker. Em 2021, a Starbucks contava com cerca de 34 mil lojas em todo o mundo, sendo 51% operadas pela própria marca.

Dono do Starbucks está com dívida de quase R$2 bilhões (Reprodução: Internet)
Starbucks (Foto: Reprodução/ Internet)
Starbucks é uma das principais cafeterias instaladas no Brasil (Reprodução: Internet)
A dívida registrada pela empresa é de R$ 1,8 bilhão (Foto: Reprodução / Internet)
App do iFood (Foto: Reprodução/ Internet)
IFood deixa de oferecer Starbucks em 2024 (Foto: Reprodução/ Internet)

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Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

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