BOMBA!
R$63B: Magazine Luiza e a compra de 60 empresas para esmagar as Casas Bahia e virar nº1 do Brasil
06/04/2025 às 23h15

A Magazine Luiza, carinhosamente chamada de Magalu pelos brasileiros, crava a compra de 60 empresas para se tornar a maior varejista do país
Quando o assunto é o varejo, poucos nomes causam tanto impacto quanto Magazine Luiza e Casas Bahia. Mas nos bastidores dessa disputa acirrada, uma estratégia vem chamando atenção: a escalada de aquisições feita pela Magalu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com nada menos que 60 empresas compradas ao longo dos últimos anos, a gigante liderada por Luiza Helena Trajano vem se consolidando como um verdadeiro império multicanal, visando ultrapassar a concorrência e assumir a liderança do varejo nacional.
Conforme apurado pelo TV FOCO, em março de 2024, durante entrevista ao podcast Talk InvestNews, Luiza Helena Trajano falou abertamente sobre a ousada estratégia de crescimento da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a presidente do conselho, o Magazine Luiza já adquiriu mais de 60 empresas ao longo dos anos e com resultados expressivos.
Essa abordagem permitiu que a companhia deixasse de ser apenas uma varejista de eletrodomésticos para se tornar um ecossistema digital completo, com presença em tecnologia, logística, conteúdo, finanças e mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus de R$242B: Fuga da poupança acende alerta grave no Banco Central e abala a Caixa
● Folga EXTRA sem descontar do salário: Lei trabalhista arma 2 presentões à lista de CLTs em 2025
● Fim das dívidas com multas de trânsito: Lei em vigor na era Lula derruba valor aos idosos 60+ em 2 passos

A polêmica da KaBuM!
Entre as aquisições mais comentadas, está a compra da KaBuM!, em 2021, por R$ 3,5 bilhões.
A transação, considerada estratégica para fortalecer a atuação da Magalu no segmento gamer e eletrônico, envolveu uma cláusula: os fundadores Leandro e Thiago Ramos deveriam continuar à frente do negócio por pelo menos dois anos.
Mas em 2023, os irmãos deixaram os cargos e entraram na Justiça contra a Magazine Luiza e o banco Itaú, alegando problemas no acordo.
A resposta veio firme: a Magalu alegou que os dois estariam atuando em uma empresa concorrente, quebrando cláusulas contratuais.
Apesar do impasse, Luiza Helena reforçou: “O negócio da KaBuM! foi muito bom. Cresceu e não temos arrependimento.”
Resultados bilionários da Magalu
Polêmicas à parte, os números provam que a estratégia vem funcionando. Conforme o Estadão, a Magalu encerrou 2023 com R$ 63 bilhões em vendas totais, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

No varejo físico, o desempenho também impressiona. R$ 5 bilhões no último trimestre do ano, alta de 4% na comparação com 2022.
Já o e-commerce, foco central da empresa, movimentou R$ 18 bilhões em 2023, com crescimento de 17%. O canal online se consolidou como o segundo maior da empresa, ultrapassando a operação física em relevância.
Casas Bahia no retrovisor
Toda essa movimentação mira um alvo claro, que é ser a maior empresa do Brasil e consequentemente superar uma das suas principais rivais diretas: as Casas Bahia.
Embora a rival ainda tenha presença de marca forte, especialmente no varejo físico, a Magalu vem acelerando para assumir a dianteira, principalmente no universo digital, onde tem apostado em inovação e experiência integrada.
Enquanto a concorrência tenta se reestruturar, a Magazine Luiza avança como uma locomotiva, impulsionada por aquisições estratégicas, ganhos de escala e uma visão de futuro ousada.

Considerações finais
- A Magazine Luiza tem se destacado no varejo brasileiro com uma estratégia ousada de aquisições e transformação digital.
- Mesmo enfrentando polêmicas, como o caso da KaBuM!, a empresa colhe resultados expressivos e consolida sua posição no mercado.
- Enquanto a Casas Bahia tenta se reestruturar, a Magalu avança com visão de futuro, inovação e foco em liderança.
Como entrar em contato com a central de atendimento da Magalu?
Muitos clientes têm dúvidas sobre como falar diretamente com a central de atendimento da empresa. Conforme informações do site oficial, o número da central de atendimento é 0800 310 0002.
Confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.