A compra colossal da Magazine Luíza para aniquilar Casas Bahia e aumentar sua gama de serviços
Em meados de 2020, mais precisamente no mês de setembro daquele ano, a Magazine Luiza, carinhosamente chamada de Magalu, anunciou a compra de uma gigantes no ramo de delivery para aniquilar a Casas Bahia.
Mas você deve estar se perguntando: “Aniquilar porque, se a Casas Bahia vende móveis e itens para o lar”? Calma que a gente explica!
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A empresa em questão se trata da plataforma AiQFome, que assim como o Ifood, realiza entregas via delivery em inúmeras regiões brasileiras.
Apesar de não ser os mesmos segmentos tradicionais das varejistas, essa compra simbolizou uma forte prova de poder visto que, com a ampliação de seus serviços para outros ramos, a Magazine Luíza alcançou assim outros nichos, ultrapassando assim rivais como a Casas Bahia.
Afinal de contas, quanto mais ela expande seu nome, mais aumenta a rivalidade em diversos setores entre as varejistas. Fora isso, de acordo com o G1. com essa ampliação a Magalu explorou ainda mais o uso do seu marketplace.
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Conhecendo a AiQFome
De acordo com o G1, com sede em Maringá (PR), o AiQFome atendia primeiramente 350 cidades com uma plataforma de 2 milhões de clientes e 17 mil restaurantes, movimentando cerca de 700 milhões de reais por ano.
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Vale destacar que o valor da operação não foi revelado, mas conforme divulgado na época pelo diretor financeiro e de relações com investidores do Magazine Luiza, Roberto Bellissimo, o valor não foi materialmente relevante.
Além de atender principalmente cidades menores, com população de 15 mil a 300 mil habitantes cada, ao contrário das plataformas tradicionais de delivery, o AiQFome é usado apenas intermediar a encomenda e o pagamento das refeições, enquanto a entrega fica a cargo dos restaurantes.
Como está o AiQfome agora após a compra do Magazine Luíza?
Segundo o portal Terra, em 2022 o AiQFome já alcançava o número de 820 das 5,5 mil cidades brasileiras e o volume de vendas anualizado (GVM) foi de R$ 1,4 bilhão no terceiro trimestre do de 2021.
Com isso, a plataforma alcançou a segunda colocação no mercado de delivery depois que a Uber decidiu que deixaria de operar o UberEats no País no começo de 2022.
Ainda no ano de 2022, de acordo com o portal Valor, a empresa informou ter mudado o foco de expansão para municípios com até 300 mil habitantes, não mais em cidades acima de 500 mil.
Fora isso, em novembro de 2023 ela inovou em sua campanha de Black Friday e, em parceria com o Erick Jacquin, chef de cozinha renomado, e o uso de tecnologia IA convidou de forma divertida os consumidores a aproveitarem as promoções.