BOMBA!

R$716M e ADEUS em MG: Rede de supermercados vende 54 lojas para rival n°1 em BH

03/04/2025 às 13h20

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
R$716M: Rede de supermercados vende 54 lojas para rival em BH (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma das maiores redes de supermercados crava adeus em Minas Gerais e vende todas as suas 54 lojas para um grande concorrente

O varejo supermercadista em Minas Gerais, especialmente na capital Belo Horizonte, é marcado por forte competitividade e uma presença consolidada de redes regionais e nacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A grande extensão territorial do estado e a diversidade do consumo exigem estratégias de operação diferenciadas, combinando lojas de bairros, hipermercados e atacarejos para atender diferentes públicos.

O setor, que movimenta bilhões anualmente, tem passado por transformações significativas nos últimos anos, com fusões e aquisições alterando o cenário de liderança e consolidando grandes grupos no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma dessas movimentações envolve o Supermercados BH, a maior rede do estado, que firmou um acordo de R$ 716 milhões com o grupo chileno Cencosud para adquirir todas as operações Bretas em Minas Gerais.

Conforme apurado pelo TV FOCO, com a transação, o Supermercados BH assume 54 lojas, 8 postos de combustíveis e 1 centro de distribuição, ampliando a sua presença e influência no estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Supermercados BH comprou todas as lojas do Bretas em Minas Gerais (Foto: Reprodução/ Internet)
Supermercados BH comprou todas as lojas do Bretas em Minas Gerais (Foto: Reprodução/ Internet)

A compra do Bretas pelo Supermercados BH

De acordo com o portal ‘O Tempo’, a aquisição ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que avaliará os impactos da operação na concorrência local.

Ademais, caso a compra seja confirmada, o Supermercados BH reforçará sua liderança no mercado mineiro, agregando um faturamento adicional expressivo.

Nos 12 meses encerrados no terceiro trimestre de 2024, o Bretas faturou cerca de R$ 1,5 bilhão em Minas Gerais, tornando-se um ativo estratégico para o grupo comprador.

Estratégia da Cencosud

Para a Cencosud, a decisão de vender as operações do Bretas em MG está alinhada à estratégia de focar sua atuação em outras regiões do país. A marca permanecerá ativa no Goiás, onde ainda opera 26 lojas.

Assim, a saída do mercado mineiro representa uma tentativa da companhia chilena de melhorar sua rentabilidade e concentrar investimentos em áreas de maior retorno.

O crescimento do Supermercados BH

Em suma, o Supermercados BH, fundado em 1996 por Pedro Lourenço, se destaca no varejo pela aposta em preços competitivos, forte negociação com fornecedores e expansão estratégica em locais com poucas grandes redes.

Com faturamento de R$ 17,3 bilhões, a empresa ocupa hoje a quinta posição no ranking nacional do setor, ficando atrás apenas de Carrefour, Assaí, Grupo Mateus e Pão de Açúcar.

A rede possui cerca de 300 lojas distribuídas em 95 cidades, com forte predominância em Minas Gerais e presença no Espírito Santo.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Supermercados BH (Foto: Reprodução / Internet)

Considerações finais

  • Em resumo, a conversão das lojas Bretas para a bandeira Supermercados BH ainda não tem um cronograma definido, pois depende da aprovação do Cade.
  • Entretanto, a integração das operações deve fortalecer a logística da empresa e aumentar seu poder de negociação com fornecedores. Dessa forma, tornando-a ainda mais competitiva no setor supermercadista de Minas Gerais.
  • Enquanto isso, os consumidores aguardam os desdobramentos dessa grande movimentação que pode redefinir o mercado na região.

Quem domina o varejo brasileiro?

Em suma, o Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, elaborado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Cielo, revelou as gigantes do setor.

No topo da lista, o Carrefour lidera com um impressionante faturamento de R$ 115,4 bilhões. Confira o ranking completo das 10 maiores varejistas do Brasil:

  • 1º – Carrefour: R$ 115,4 bilhões
  • 2º – Assaí: R$ 72,8 bilhões
  • 3º – Magazine Luiza: R$ 45,6 bilhões
  • 4º – Grupo Casas Bahia: R$ 36,9 bilhões
  • 5º – Raia Drogasil: R$ 36,3 bilhões
  • 6º – Grupo Boticário: R$ 30,8 bilhões
  • 7º – Grupo Mateus: R$ 25,3 bilhões
  • 8º – GPA Alimentar: R$ 20,6 bilhões
  • 9º – Natura&Co: R$ 18,7 bilhões
  • 10º – Americanas: R$ 17,4 bilhões

Confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.

Belo Horizonte
Bh
Bretas
MG
Minas Gerais
supermercado
Supermercados BH
varejo

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.