Para conseguir aniquilar o Pão de Açúcar, gigante francesa fez fusão que mudou o rumo no Brasil
O Carrefour e o Pão de Açúcar brigam para saber quem consegue o maior número de clientes em suas inúmeras lojas e supermercados. O Carrefour é dono de gigantes como o Atacadão e o Pão de Açúcar do Extra e Assaí.
Para continuar em busca de vencer a concorrência, o Carrefour foi em busca de uma fusão gigante e milionária para vencer o pão de Açúcar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Tech Mundo, em março de 2021, o grupo Carrefour Brasil anunciou que faria a aquisição do Grupo Big (antigo Walmart Brasil) em uma negociação de R$ 7,5 bilhões. Assim, a união das gigantes do varejo passou a significar um faturamento anual de cerca de R$ 100 bilhões.
A estratégia é uma forma usada pelo Carrefour para investir mais em regiões onde têm menos expressividade, como no Norte e no Sul. Daí surgiu a decisão de adquirir o Big, que se posiciona em quarto lugar entre as empresas varejistas do país.
Hoje em dia, grande parte dos hiper mercados que mantinham a marca do grupo BIG tem agora a bandeira do Atacadão, que é a rede de atacarejos do Grupo Carrefour.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANTOS ATACADÃO TEM NO BRASIL?
Em junho de 2024, o Atacadão tinha mais de 370 lojas de autosserviço no Brasil, além de 36 atacados de entrega e centros de distribuição.
O Atacadão está presente em todos os estados do país. O estado com maior número de lojas é São Paulo, seguido pela Bahia e pelo Rio Grande do Sul. O Atacadão é uma rede de atacarejo do Grupo Carrefour Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em agosto de 2023, o Pão de Açúcar tinha 197 lojas no Brasil. O Pão de Açúcar é uma marca do Grupo GPA, que também possui outras redes e marcas, como o Extra, Qualitá, Taeq e Club des Sommeliers. O Grupo GPA tem mais de 2.100 lojas em 21 estados e no Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Grupo Carrefour Brasil tem cerca de 500 lojas em todo o Brasil e no Distrito Federal. O Carrefour é o maior varejista alimentar do país e foi pioneiro no formato de hipermercado, abrindo a primeira loja em 1975.
O Carrefour opera várias bandeiras, incluindo:
- Carrefour Hiper: Hipermercado
- Carrefour Bairro: Loja de proximidade, localizada em bairros, com grande venda de produtos orgânicos
- Carrefour Express: Supermercado com lojas localizadas em áreas comerciais, somente no estado de São Paulo
- Carrefour Market: Supermercado, somente no estado de São Paulo, com foco na venda de produtos frescos e prontos
- Drogaria Carrefour: Farmácia com vendas de medicamentos e produtos de beleza, localizada dentro das unidades do Hiper
- Posto: Posto de combustível, localizado dentro dos Hipermercados e em lojas do Atacadão