Estação de metrô é confirmada em um das regiões mais populosas de SP
Para quem depende de transporte público no dia-a-dia sabe o quão é importante ter acesso facilitado ao meio. E hoje, vamos falar sobre a chegada de mais uma estação de metrô, com direito a nada mais, nada menos que R$ 90 milhões e confirmada na região mais populosa de SP.
Segundo informações do portal Metrô CPTM, em 11 de dezembro de 2023, o Metrô fechou um convênio com Guarulhos em que Linha 19-Celeste é considerada prioritária nos planos de expansão. O documento foi assinado entre a companhia a prefeitura do município ainda em 8 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, o convênio visa esforços da gestão municipal para facilitar implantação do ramal de 17,6 km. Ou seja, em suma, a Linha 19-Celeste é o projeto prioritário do Metrô para os próximos anos.
“… A Linha 19-Celeste será adicionada 4 rede e, portanto, priorizada em relação a outras propostas de expansão, com operação do trecho Guarulhos (Bosque Maia) Anhangabaú neste mesmo horizonte (2029)”, diz um trecho do texto.
Conforme a fonte, a demanda esperada é de 677 mil passageiros por dia útil, um pouco mais do que o previsto para a Linha 6-Laranja, que também possui 15 estações, mas extensão um pouco menor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Linha 19-Celeste cria condição mais favorável à extensão da Linha 2-Verde na direção de Guarulhos, uma vez que absorve a maior parte do fluxo oriundo deste município, permitindo, uma vez que a Linha 2 atinja a Estação Dutra, a melhoria da conectividade da rede”, explica o texto.
O projeto básico da Linha 19-Celeste custará R$ 93 milhões ao Metrô. Assim, o projeto básico deverá ser preparado em até 20 meses a partir da data de assinatura do contrato. Por fim, espera-se que para contar com a ajuda do município, o governo esteja sendo honesto com suas promessas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “A partir do dia 1°”: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no metrô do RJ e substituto chega em 2025
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Abandono e estado deplorável: Fim de 3 estações do metrô de SP deixa paulistas sem chão
Qual é a diferença entre trem e metrô?
Segundo o portal ‘Mobilidade Estadão’, os trens são, geralmente, usados para transporte de longa distância entre cidades ou regiões. Além disso, eles podem ter várias paradas, mas são mais adequados para viagens de média a longa distância.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o metrô é um sistema de transporte urbano utilizado, principalmente, para deslocamentos dentro de áreas metropolitanas densamente povoadas. Geralmente, têm várias estações em uma cidade e têm aplicação para viagens de curta a média distância.