Inacreditável!

R$9BI e portas lacradas: Volkswagen anuncia fechamento de 3 fábricas em país e crava demissão em massa

29/10/2024 às 15h11

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Volkswagen anuncia fechamento de 3 fábricas em país (Reprodução/Newsroom/Canva)

Volkswagen pode fechar e reduzir fábricas na Alemanha em breve e confirma plano bilionário no Brasil afim de se manter no mercado automotivo

Como muitos já sabem, o setor automotivo vem enfrentando dificuldade com a chegada dos modelos elétricos, e até mesmo grandes nomes da indústria estão sofrendo com isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um exemplo disso, é a Volkswagen que anunciou recentemente um plano polêmico para reestruturar sua produção na Alemanha.

Desse modo, segundo informações do UOL, a medida pode encerrar atividades em pelo menos três de dez fábricas no país e milhares de trabalhadores perderão seus empregos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, a empresa tenta enfrentar as pressões de uma transição para veículos elétricos e a concorrência com os fabricantes chineses.

Fechamento de fábrica e demissão em massa

Segundo Daniela Cavallo, chefe do conselho de trabalhadores da montadora, a empresa planeja fechar 3 fábricas e reduzir o tamanhos das unidades fabris na Alemanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A gerência está levando tudo isso absolutamente a sério”, disse Daniela Cavallo.

Vale ressaltar que a VW vem negociando há semanas com os sindicado sobre reestruturação de negócios e redução de custos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cavallo não especificou quais fábricas serão afetadas ou quantos dos cerca de 300 mil trabalhadores do Grupo Volkswagen na Alemanha poderão ser demitidos.

No entanto, os comentários marcam uma grande escalada de um conflito entre os trabalhadores da VW e a administração do grupo, que está sob forte pressão para cortar custos e manter-se competitiva diante da demanda mais fraca na China e na Europa.

Além disso, Cavallo disse que Berlim precisa apresentar urgentemente um plano diretor para a indústria alemã para garantir que ela não “vá para o ralo”.

Sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha. — Foto: Axel Schmidt/ Reuters
Sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha (Foto: Axel Schmidt/ Reuters)

Quais são as consequências dessa reestruturação?

De acordo com o portal G1, marcas como a Porsche, controladas pela Volkswagen, também poderão ser afetadas por essa nova medida.

Inclusive, a companhia já disse que está reduzindo sua rede de concessionárias na China para refletir a fraca demanda no maior mercado automotivo do mundo.

Já no Brasil, embora também enfrentando dificuldades, a VW possui uma estratégia que difere em alguns aspectos da realidade na Alemanha.

Isso porque, recentemente, a empresa anunciou um plano de investimento de R$ 9 bilhões até 2028 para o desenvolvimento de novos modelos e tecnologias.

Por outro lado, em 2023, a montadora paralisou a produção em suas três principais fábricas de automóveis no país, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São José dos Pinhais.

Contudo, para ficar por dentro dos próximos passos da montadora Volkswagen acompanhe as demais novidades com o TV Foco!

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Montadora faz anúncio no Brasil (Foto: Reprodução / Poder 360)

Conclusões finais

Em suma, a reestruturação da Volkswagen na Alemanha marca um momento crítico, refletindo o impacto da transição para veículos elétricos e a pressão da concorrência chinesa.

Desse modo, a decisão de fechar fábricas e reduzir postos de trabalho visa enfrentar desafios globais e fortalecer a competitividade da marca.

Enquanto negocia com sindicatos para implementar essas mudanças, a montadora pede apoio governamental para preservar a indústria nacional.

Em contraste, no Brasil, a empresa continua investindo, buscando equilibrar a inovação com o mercado local, apesar das recentes paralisações nas fábricas.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Logo da Volkswagen – Foto: Internet

carros elétricos
encerrameno de atividades
fábricas
Volkswagen

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.