Âncora do “SBT Brasil”, Rachel Sheherazade foi a comentarista política que tem a maior confiança entre os manifestantes. Quase metade dos presentes no ato antigoverno realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (12), declarou que “confia muito” na jornalista. Sheherazade, que também atua na Jovem Pan, foi apontada como a comentarista política em que 49,4% dos manifestantes mais acreditam. É o que informa o portal Comunique-se.
Em segundo lugar, vem o blogueiro da Veja, colunista da Folha de S. Paulo e apresentador da Jovem Pan, Reinaldo Azevedo, teve 39,6% dos votos, e na sequência vem Paulo Henrique Amorim, da Record e do blog Conversa Afiada, apontado por 28% dos participantes como confiável. Os dados são da pesquisa coordenada pela socióloga Esther Solano, professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e pelo filósofo Pablo Ortellado, da USP, que ouviu 571 manifestantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa pediu para que os participantes classificassem o nível de confiança que sentem em outros sete comentaristas políticos listados: Demétrio Magnoli (Folha e O Globo), Guilherme Boulos (Folha), Gregório Duvivier (Folha), Jânio de Freitas (Folha), José Luiz Datena (Band), Luis Nassif (GGN), Olavo de Carvalho (Mídia sem Máscara), William Bonner (Globo) e Vladimir Safatle (Folha e Carta Capital).
O levantamento também mostra que 47,3% dos entrevistados “confiam muito” em informações sobre política que recebem por meio do Facebook, outros 26,6% pensam o mesmo de conteúdos que recebem pelo mensageiro Whatsapp. Na imprensa, a fonte mais confiável é a revista Veja, segundo 51,8% dos manifestantes. Por outro lado, 37,1% declararam que “não confiam” no ‘Jornal Nacional’, da Globo, e outros 32,6% também sentem desconfiança das notícias da Carta Capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE