Adeus no Assaí, Carrefour e+: Fim de refrigerante nº1 nas prateleiras de supermercados abala o Brasil

Refrigerante amado deixa prateleiras de mercados, como Assaí, Carrefour e mais
Diariamente, milhares de brasileiros visitam redes como Assaí, Carrefour e outras para abastecer suas casas com itens essenciais. Entre os produtos mais procurados, os refrigerantes ocupam um lugar de destaque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, um dos nomes mais icônicos desse mercado simplesmente sumiu das prateleiras.
Nesta quarta-feira, 2, relembraremos o fim do refrigerante 7 Up, que já esteve entre os três mais consumidos do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Refrigerante 7 Up
Primeiramente, o 7 Up foi criado em 1929, na cidade de St. Louis, nos Estados Unidos, pelo químico e empresário Charles Leiper Grigg.
Antes de chegar à fórmula final, ele experimentou 11 variações diferentes, até encontrar o sabor perfeito de lima-limão.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Curiosamente, a empresa lançou o 7 Up não como um simples refrigerante, mas como um tônico medicinal, promovendo-o como um remédio para aliviar a ressaca.
Na época, as empresas usavam essa estratégia com frequência, pois vendiam muitas bebidas gasosas com supostos benefícios à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Popularidade em mercados
Com um sabor cítrico e refrescante, a bebida rapidamente conquistou fãs ao redor do mundo.
Nos anos 1940, o 7 Up atingiu um marco impressionante: tornou-se a terceira marca de refrigerante mais consumida globalmente, atrás apenas da Coca-Cola e da Pepsi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Chegada no Assaí e mais
O 7 Up desembarcou no Brasil em 1995, com uma estratégia agressiva de marketing, de acordo com apurações do TV Foco e informações do portal Terra.
A marca investiu em propagandas de grande alcance e chegou até a patrocinar o time de futebol Botafogo, ampliando sua visibilidade entre os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A bebida chegou a conquistar uma base fiel de consumidores no país, mas a história foi curta.
Apenas dois anos depois, em 1997, a empresa interrompeu sua produção e distribuição no Brasil.
A forte concorrência no setor de refrigerantes, dominado por marcas já consolidadas, levou à decisão.
Desse modo, sem conseguir se firmar no gosto popular, o 7 Up teve sua comercialização descontinuada no país sem muitas explicações oficiais.
Apesar de ter desaparecido dos supermercados brasileiros, o 7 Up ainda sobrevive em alguns mercados internacionais, onde mantém um público fiel.

Quais refrigerantes saíram dos mercados?
Além disso, outros clássicos também deixaram de ser vendidos nos principais mercados, como Assaí e Carrefour. Confira alguns exemplos:
- Crush
- Mirinda
- Grapette
- Guaraná Brahma
- Gini

Considerações finais
Em suma, em 1997, o refrigerante 7UP foi retirado das prateleiras dos principais mercados do Brasil, incluindo grandes redes varejistas como Assaí e Carrefour.
Veja mais informações sobre o Assaí clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.