As mudanças chegaram para fazer a diferença na vida de milhares de beneficiários do órgão
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem dúvida alguma, é um dos principais órgãos do Governo Federal. A autarquia, para quem não sabe, é responsável pelo pagamento dos auxílios previdenciários, além de benefícios assistenciais.
Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito de ótimas notícias com mudanças que chegaram para a autarquia com o novo governo do Presidente Lula (PT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta matéria, iremos abordar 4 novidades que chegaram à Previdência Social, como nova idade mínima para se aposentar, além de uma notícia confirmada pelo Presidente.
De acordo com as informações do portal ‘Previdencialistas’, no que diz respeito a aposentadoria por idade, aos homens, é preciso ter 65 anos. Por sua vez, para as mulheres, o necessário é de 62 anos, e para ambos, existe a obrigatoriedade de ao menos 15 anos para o INSS.
Já aos trabalhadores rurais, a idade mínima cai em 5 anos para homens e 7 para mulheres. O benefício sofreu importantes mudanças com a reforma da previdência pela emenda constitucional 103/2019. No que refere-se o tempo mínimo de contribuição, segundo o G1, passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 aos homens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIOR VITÓRIA DE LULA
Vale dizer que, uma grande vitória cravada por Lula se trata do fato de que o INSS baixou o tempo médico na concessão de benefícios. De acordo com o portal ‘Folha de S. Paulo’, segundo o primeiro balanço de 2024 do Portal da Transparência Previdenciária, o Tempo Médio de Concessão (TMC) líquido dos benefícios previdenciários baixou para 46 dias em janeiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Idosos 60+ em êxtase: INSS crava saque extra em DEZEMBRO pra salvar aposentados em 2024
● Bem antes do Natal: Grande VITÓRIA do INSS garante 2 presentões acima dos R$1,4 mil a idosos 60+ em 2024
● Salário de R$14 mil e liberação mais aguardada da história: 2 vitórias do INSS são garantidas no fim de 2024
Assim, nota-se uma queda na fila dos pedidos do INSS, passando de 1,6 milhões para 1,5 milhões. Sem dúvidas, a notícia cai como uma grande vitória aqueles que aguardam ansiosamente a chegada do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, 4 viradas triunfais podem ser notadas para a alegria de milhões, que são a nova idade mínima, aposentadoria rural,
O que é e para que serve o INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel fundamental na administração dos pagamentos relacionados à aposentadoria e outros benefícios para os trabalhadores no Brasil.
Ele atua como um órgão crucial para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros, oferecendo assistência financeira em várias situações, como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, entre outros benefícios. Ele permite que milhões de brasileiros tenham direito a uma renda mínima.