Interdição da Anvisa atinge açougue muito popular e famoso em São Paulo após fiscais registrarem infestação de ratos e carne podre no local
Açougue muito popular e amado entre consumidores é atingido por interdição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após fiscais detectarem carne podre, infestação e nojeira do estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo informações do Folha Vitoria, a vigilância sanitária interditou o renomado açougue Ki-Boiada ao encontrar fatos, fezes de roedores e carnes podres na inspeção. A inspeção aconteceu em março de 2023.
Durante a inspeção, foi observado que os refrigeradores não estavam refrigerando corretamente e estavam retendo uma quantidade excessiva de água. Além disso, as câmaras frias estavam desligadas com carne dentro, e os balcões estavam corroídos pela ferrugem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme divulgação, a ação da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor foi motivada por denúncia de terceiros. Os moradores de Guarulhos, em São Paulo, foram perturbados ao descobrir fezes de roedores dentro da câmara fria, junto com a presença de um rato vivo.
Desse modo, os açougues foram multados e fechados pela comercialização de carne imprópria para o consumo, falta de higiene, produtos vencidos, sem identificação e acondicionados de forma imprópria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a venda de produtos em mau estado é prejudicial à saúde, na que ocorre um aumento na proliferação bacteriana que podem causar infecções gastrointestinais, condições que podem variar de leves a complexas e até graves.
Sendo assim, o Procon de Guarulhos interditou todos os 12 estabelecimentos do açougue Ki-Boiada por 30 dias para que a empresa cumpra as normas legais. Ademais, a penalidade imposta à empresa foi de até R$11 milhões, baseando-se em seu faturamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, como o incidente ocorreu em 2023, o portal da Folha Vitoria informou que a interdição teve a duração de 30 dias para regularização completa das questões. A empresa continua ativa após o recolhimento voluntário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações do estabelecimento a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que os responsáveis possam expor suas versões dos fatos.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.