EITA
Rato, barata e carne podre: O lacre urgente de rival da Swift e a descoberta chocante pela Anvisa nas geladeiras
15/05/2024 às 18h46
Vigilância Sanitária decidiu agir às pressas contra rival da Swift após descoberta de irregularidades em rede de açougue
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem a função de promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário. Dessa vez, falaremos sobre uma determinação do órgão federal contra uma empresa rival da marca Swift, que acabou sendo lacrada em março de 2023 em função de uma série de irregularidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o consumo de carne é muito tradicional no Brasil. Isso porque ela costuma ser utilizada no preparo de diversos pratos, como o popular churrasco, entre outros. Exatamente por conta disso, essa notícia envolvendo a empresa rival da marca Swift acabou surpreendendo todo mundo. Nessa matéria, traremos mais atualizações sobre o assunto.
A ocorrência aconteceu em um tradicional açougue de São Paulo, no dia 31 de março de 2023. Isso porque, segundo informações do site ‘Guarulhos SP’, o Procon Guarulhos, que também segue as ordens da Anvisa, multou e interditou por 30 dias, o açougue Ki-Boiada, localizado no bairro do Pimentas, pela comercialização de carne imprópria para o consumo, falta de higiene, produtos vencidos e sem identificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme divulgação, a ação da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor foi motivada por denúncia de terceiros. Os moradores de Guarulhos, em São Paulo, foram perturbados ao descobrir fezes de roedores dentro da câmara fria, junto com a presença de um rato vivo. Além disso, o portal Folha Vitória trouxe mais atualizações sobre o caso.
Segundo a matéria, foi observado durante a inspeção que os refrigeradores não estavam refrigerando corretamente e estavam retendo uma quantidade excessiva de água. Além disso, as câmaras frias estavam desligadas com carne dentro, e os balcões estavam corroídos pela ferrugem. Aliás, punições severas foram aplicadas contra a rival da empresa Swift.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A polícia e a perícia das vigilâncias sanitárias de Guarulhos e de São Paulo foram acionadas na época e conduziram o supervisor das 12 unidades da rede Ki-Boiada à delegacia. Conforme relatado pela fonte, a penalidade imposta à empresa poderá alcançar até R$ 11 milhões, baseando-se em seu faturamento. Vale lembrar que a ocorrência se deu em março de 2023.
Pronunciamento:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Não encontramos nenhuma nota do açougue Ki-Boiada comentando sobre o assunto. Entretanto, nosso espaço segue em aberto para atualização da matéria.
Situação atual:
Vale destacar que atualmente, o açougue já está aberto normalmente após ter seguido todas as regras de melhorias da Anvisa no estabelecimento. Além disso, a interdição durou apenas 30 dias, que foi o prazo dado para regularização completa das questões identificadas.
Quais as melhores carnes da Swift?
Vale lembrar que a famosa marca de carnes é uma das mais tradicionais do mercado. Aliás, a empresa costuma tem um programa de grau USDA que fornece carne de bois alimentados com grãos, ou seja, tem uma grande preocupação em oferecer o melhor aos clientes.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]