Nojeira
Rival N°1 do McDonald’s tem portas lacradas após nojeira escancarada
17/09/2024 às 18h12
Rival Nº1 tem portas lacradas após nojeira escancarada com infestação de ratos
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fica atenta em tudo que acontece nas grandes redes de alimentação fora do Brasil para conseguir evitar que ocorra a mesma coisa aqui no Brasil. Por isso que ela está atenta com o que está acontecendo com uma das maiores redes de fast food rival do McDonald’s.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do UOL, em matéria publicada no dia 2 de novembro de 2021, um vídeo que se tornou viral no TikTok provocou o fechamento de uma unidade do restaurante Popeyes, em Washington, nos Estados Unidos.
As imagens mostram diversos ratos circulando de um lado para outro na cozinha. O fechamento do estabelecimento pelas autoridades de saúde aconteceu duas semanas depois de o vídeo ser publicado por um homem que se identificou como um dos fornecedores de frango ao restaurante. A postagem conta com mais de 130 mil visualizações na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No vídeo, o homem inicia as filmagens em frente ao estabelecimento para mostrar a fachada. “Vocês querem ver algo?”, pergunta aos seguidores antes de abrir a porta e entrar na cozinha.
Ao ligar as luzes do setor de preparação de alimentos, vários ratos surgem correndo em diversas direções pelo chão. Também é possível ver dois subindo uma parede. “Você ainda ama aquele frango do Popeyes?”, ironiza o homem, que informou fornecer as aves cruas para o restaurante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos EUA, a rede de fast food é administrada pelo conglomerado RBI (Restaurant Brands International), que ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. A operação americana, porém, não tem qualquer relação com a operação brasileira da marca, que pertence aqui ao grupo BK Brasil, o mesmo do Burger King.
Para o UOL, o Popeyes disse que não tem vínculo com a empresa americana de mesmo nome e que segue todos os protocolos de higiene.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
“O Popeyes Louisiana Kitchen do Brasil opera como máster franquia da marca no país e, portanto, tratamos de mercados diferentes. O fato em questão não tem correlação com o Popeyes no país. Importante destacar que estamos em linha com todos os protocolos higiênicos e sanitários estipulados pelos órgãos reguladores do Brasil”, disse a empresa.
Em um comunicado, o Departamento de Saúde de Washington informou que fechou o restaurante por “por violações dos regulamentos do código alimentar do distrito de Columbia que apresentam um risco iminente à saúde para o público”. Antes do vídeo publicado pelo homem, o departamento contabiliza ter recebido outras sete queixas em relação a seis unidades diferentes do Popeyes.
QUANTOS MCDONALD’S TEM NO BRASIL?
Em abril de 2024, o Brasil tinha 2.671 unidades do McDonald’s, incluindo restaurantes, quiosques e McCafés. A rede de fast food é operada pela Arcos Dorados, que também atua em outros 20 países da América Latina e Caribe.
O Brasil é o mercado mais importante para a Arcos Dorados, com cerca de metade dos restaurantes da empresa no bloco. A rede já anunciou planos para abrir mais 50 restaurantes no país em 2024.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]