GRAVE

Ratos e risco de vida: A marca de café PROIBIDA pela Anvisa, arrancada dos mercados e situação hoje (15)

Anvisa proibiu fábrica de café (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Freepik)

Anvisa proibiu fábrica de café (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Freepik)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa proibiu a produção e venda de uma marca de café, que possuía graves irregularidades em sua fábrica

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) precisou interditar uma fábrica de café conhecida após identificar nada menos que 83 irregularidades.

O caso, que aconteceu em maio deste ano, expôs a conclusão de um relatório sobre uma empresa que fica em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A interdição ocorreu no dia 5 do mês citado, após uma inspeção severa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o jornal Estado de Minas, a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária de Uberaba, Luiza Vilela, revelou que fiscais constataram desde a presença de ratos nos ambientes de torrefação até o uso de alvará irregular.

A situação foi tão grave que a mulher responsável pela fábrica de café foi detida e parou em um presídio local. Ela só ganhou liberdade após uma audiência de custódia.

Marca de café enfrentou proibição da Anvisa (Foto: Freepik)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A gerente apresentou documentação de uma empresa antiga, com CNPJ já baixado, para tentar burlar o monitoramento”, contou Vilela.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que a prisão da mulher se dá pelo crime de mistura de “gêneros e mercadorias de espécies diferentes, para vender ou expor o produto como puros por preço estabelecido para os demais, mais alto custo”.

MUITAS IRREGULARIDADES

Apesar da gravidade do problema, a marca do café não teve seu nome divulgado pela imprensa. Entre algumas de suas irregularidades estavam misturas de impurezas, como cascas e paus, para dar volume ao produto final e ausência de seleção de fornecedores.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE A ANVISA FAZ?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é um órgão regulador atrelado ao Ministério da Saúde. A faz controle de medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue, hemoderivados e serviços de saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile