Urgência sanitária: Supermercado nº 1 fica na mira da ANVISA após denúncias de ratos, baratas e alimentos contaminados em 2025
Em fevereiro de 2025, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) acabou deixando um supermercado na mira após uma série de irregularidades na região do Distrito Federal.
Apesar de o supermercado ter se manifestado e alegado manter a desratização, desinsetização e controle de pragas frequentemente (conforme poderão ver mais abaixo), ele foi alvo de uma série de denúncias graves e alarmantes, as quais representavam um risco à saúde pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante da gravidade dos relatos, a Vigilância Sanitária (braço da ANVISA) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) iniciaram uma investigação para apurar as infrações cometidas pelo estabelecimento.

Sendo assim, a partir de informações obtidas pelo G1 e Agência Brasília, a equipe especializada em fiscalização e serviços do TV Foco traz abaixo todo o desenrolar do ocorrido.
Denúncias e abertura de inquérito
Como dito acima, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou um inquérito civil para apurar graves irregularidades sanitárias no estabelecimento, o qual se denomina Supermercado Tatico.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Venda PROIBIDA pela ANVISA: Marca de azeite nº 1 das donas de casa, é arrancada dos mercados
● 450kg de carne no lixo e insalubridade: ANVISA interdita mercado popular de Maceió, AL, por nojeira
● Interdição da Vigilância Sanitária e portas fechadas: 2 sentenças contra hospital nº1 de SP na era Nunes
A investigação, iniciada em 3 de fevereiro pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) e publicada no Diário Oficial da União em 12 de fevereiro, surgiu após diversas denúncias apontarem a presença de ratos e baratas em meio a produtos do armazenamento.
O que poderia facilmente incluir:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Molhos;
- Pacotes de arroz;
- Alimentos em geral.
Apuração das irregularidades.
A investigação buscou esclarecer as falhas sanitárias registradas nas unidades do supermercado.
O promotor de Justiça Paulo Roberto Binicheski, responsável pelo inquérito, determinou as seguintes medidas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Vigilância Sanitária: apresentação de relatórios de inspeção, infrações, interdições e medidas adotadas contra o Supermercado Tatico nos últimos 60 meses.
- PROCON-DF: levantamento de reclamações e autuações registradas contra a empresa.
- Supermercado Tatico: prazo de 10 dias para apresentar defesa e esclarecimentos sobre as irregularidades apontadas.
O MPDFT destacou que a Prodecon pretendia celebrar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o estabelecimento, caso seja necessário.
Posicionamento do Supermercado Tatico:
Em nota, o Supermercado Tatico afirmou que receberia a investigação com tranquilidade e que forneceria todas as informações necessárias para a apuração dos fatos.
A empresa também destacou:
- Todas as unidades seguem os protocolos sanitários da Vigilância Sanitária do Distrito Federal (VISA-DF) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
- Procedimentos frequentes de desratização, desinsetização e controle de pragas são realizados.
- A empresa repudia qualquer violação sanitária e preza pela segurança alimentar dos consumidores.
Veja a declaração da empresa na íntegra abaixo:
“Os Supermercados Tatico vêm, por meio desta nota, esclarecer os fatos relacionados ao procedimento instaurado pelo Ministério Público do Distrito Federal, pelo qual a empresa recebe com tranquilidade, informando que serão prestadas todas as informações necessárias para a apuração dos fatos e esclarecimentos.
Informa que todas as unidades do Distrito Federal e do entorno obedecem a todos os protocolos sanitários da VISA-DF e ANVISA, passando frequentemente por procedimentos de desratização e desinsetização, bem como demais protocolos de controle de pragas. Ressalta que a empresa não compactua com nenhum tipo de violação sanitária e aos direitos dos consumidores, repudiando e repelindo qualquer tipo de conduta nesse sentido.”
Qual é a importância e situação atual do Supermercado Tatico?
Fundado em 1987 por José Tatico, o Supermercado Tatico se tornou uma referência no setor varejista, oferecendo variedade de produtos a preços acessíveis.
A rede conta atualmente com:
- Dez lojas em Brasília e seis em Goiânia.
- Reconhecimento pelo Pop List Goiás por três anos consecutivos desde 2022.
- Geração de milhares de empregos diretos e indiretos.
Ao procurar sobre sua situação atual, o mesmo segue operando normalmente e já regularizou sua situação perante às autoridades, bem como firmou sua responsabilidade com a saúde pública, em todas as unidades ativas.
Tanto que suas avaliações mais recentes são muito boas, conforme podem ver abaixo:
Conclusão:
O Supermercado Tatico, uma das principais redes de varejo da região, agora enfrenta uma investigação do MPDFT após denúncias de problemas sanitários graves.
Enquanto o inquérito seguiu, a empresa reiterou sua conformidade com as normas sanitárias e sua disposição para colaborar com as autoridades.
Por fim, o mesmo segue ativo e regular, prestando serviços à comunidade normalmente.
Mas, para saber mais sobre outras proibições e decretos da ANVISA, clique aqui.*