EITA
Pagamento EXTRA: Reajuste no valor aposentadoria acaba de cair como presente a milhares de brasileiros
06/10/2023 às 16h52
Reajuste no valor da aposentadoria
Quem é aposentado no Brasil sonha sempre em receber algum reajuste no valor do benefício. É justamente para o grupo de algumas pessoas que confirmaremos uma excelente notícia. Um pagamento extra que pode cair como um grande presente na conta de milhares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Seu Crédito Digital, no final de setembro o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão sobre o reajuste da aposentadoria dos servidores públicos federais. Assim, os funcionários inativos da União receberão a correção conforme o Regime Geral da Previdência Social (RGPS).
Para quem não sabe, os servidores públicos federais possuem o seu próprio regime de previdência. Até 2003, existiu uma regra de paridade entre os reajustes dos servidores ativos e inativos. Isso porque uma reforma acabou com essa equivalência para os aposentados e o governo só definiu um novo índice de correção em 2008.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, quem se aposentou entre 2004 e 2008 ficou em um limbo jurídico. A decisão do STF se refere aos servidores públicos que se aposentaram entre os anos de 2004 e 2008. Quem se aposentou antes de 2004 segue a regra da paridade, já quem se aposentou depois de 2008 tem a aposentadoria reajustada pelo mesmo índice do RGPS.
Assim, os magistrados determinaram que o reajuste da aposentadoria entre 2004 e 2008 também siga o RGPS. Segundo o governo, até 2008 não havia uma lei que determinasse o índice de correção da aposentadoria dos servidores. Por isso, a União não tinha a obrigação de usar os mesmos parâmetros do RGPS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funcionará o aumento?
Vale lembrar que para os servidores que se aposentaram antes de 2004, nada mudou. Assim como para quem se aposentou depois de 2008. Entretanto, os servidores públicos federais que conseguiram a aposentadoria entre 2004 e 2008 deverão receber o reajuste do governo federal. O valor dos repasses sofrerá um aumento.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● CLTs em êxtase: Lei trabalhista em vigor crava folga de 180 dias sem desconto em 2025
● Já pode comemorar: Grande VITÓRIA do Bolsa Família garante 12 presentões a beneficiários em 2025
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]