O 14° salário do INSS é um dos benefícios mais aguardados dos brasileiros e você precisa saber como está a situação hoje
Muitos aposentados e pensionistas do INSS não perdem a esperança de receber mais uma grana extra todo mês. Portanto é fundamental que fique atento em todas as atualizações, principalmente um recado emitido pelo Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta do 14° salário surgiu em 2020, durante o auge da pandemia da Covid-19, de autoria do deputado Pompeo de Mattos. A ideia era ajudar as famílias a enfrentar de uma melhor maneira a crise financeira da época.
Por se tratar de um benefício previdenciário, não são todas as pessoas que teriam direito a esse abono salarial. Assim, caso aprovado, você teria que ver se você está na lista de aposentados aptos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, receberiam somente aqueles que estão enquadrados como aposentados do INSS, os que ganham Auxílio-Doença, Auxílio-Reclusão, Auxílio-Creche e também pensão por morte. Vale lembrar que os segurados do BPC não teriam esse direito.
Porém, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, trouxe uma notícia nada animadora para quem aguarda o 14° salário. Isso porque revelou que é uma etapa que parece ainda muito distante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O 14° é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos, tenho uma realidade muito difícil”, declarou ele.
Veja o que revelou o Senado
O portal oficial do Senado ‘Senado.leg.br’, emitiu um comunicado falando sobre o Projeto de Lei do 14° salário do INSS. Vire e mexe esse assunto volta à tona e cria grandes esperanças em todos os beneficiários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Voltou a circular nas redes sociais a informação de que será votado um projeto de lei que institui o 14° salário para aposentados e pensionistas. Essa informação é falsa”, exaltou o Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, complementou dizendo que no momento não existe nenhuma proposta legislativa com essa finalidade em andamento no Senado Federal. Portanto, os aposentados e pensionistas não devem acreditar em nenhuma informação sobre a aprovação desse projeto.
O site ainda informou que existe uma proposta na Câmara dos Deputados, porém não teve aprovação e ainda não vale como lei. Assim, não há expectativa alguma que tenha a aprovação ainda esse ano e nem mesmo para 2025.
Quando será o pagamento do INSS em maio?
O pagamento do INSS vai de acordo com o número final do NIS, e começa na próxima sexta-feira (24). Isso para aqueles que ganham até um salário mínimo e possuem o final do NIS 1.