CONFIRA!
Real sobre o 14° salário do INSS e +1: 2 viradas chegam voando aos aposentados 60+ ainda em 2024
10/12/2024 às 21h34
Saiba todos os detalhes sobre a real envolvendo o 14° salário do INSS e mais uma virada aos aposentados e pensionistas 60+ agora em 2024
O 14º salário do INSS tem sido um tema de debate crescente no Brasil, com muitos aposentados aguardando a confirmação de seu pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024, a expectativa é ainda maior, já que além do 14º, outra novidade pode chegar sendo mais uma virada de benefício para os aposentados com 60 anos ou mais do INSS.
O 14° salário do INSS
Conforme apurado pelo TV FOCO, o 14° salário do INSS, que tem sido um dos benefícios mais aguardados pelos aposentados, é fruto do Projeto de Lei nº 4367/2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criado pelo deputado federal Pompeo de Mattos, o objetivo inicial da proposta é garantir um abono extra para os aposentados do INSS, além do décimo terceiro, referente aos anos de 2020 e 2021.
A proposta surgiu como uma forma de apoiar aqueles que haviam recebido o 13° salário de forma antecipada, durante o período de pandemia. No entanto, o 14° salário ainda está em tramitação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, circulou nas redes sociais que o benefício seria liberado em 2024, mas essa informação foi desmentida pelo Senado Federal.
De acordo com o Congresso Nacional, o rumor estava relacionado ao PL 3.657/2020, que não está mais em discussão, o que gerou confusão entre os aposentados.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Em vigor hoje (11/12): Lista oficial com 14 doenças garantem aposentadoria IMEDIATA no INSS ainda em 2024
● Já pode comemorar: INSS garante antecipação de pagamento em dezembro para salvar lista de aposentados em 2024
● Saque de mais de R$ 1412 do INSS é confirmado e liberação chega em 13 dias pra salvar o bolso dos idosos 60+
O que permanece em análise é o PL 4.367/2020, que ainda está sendo aguardado por muitos brasileiros, mas que segue sem uma previsão de liberação imediata.
Portanto, é importante manter a cautela em relação às fake news e entender que o tão desejado 14° salário ainda depende de aprovação no Congresso.
Dessa forma, vale destacar que, o projeto que ainda se encontra ativo, e passível de votação, é o PL 4.367/20. Que segue sendo o maior desejo dos brasileiros.
Caso aprovado, quem poderia receber o 14° salário?
Caso o 14° salário seja aprovado, ele será destinado exclusivamente a uma parte dos beneficiários do INSS, seguindo os mesmos critérios já aplicados pela Previdência para o pagamento do décimo terceiro.
Ou seja, apenas os segurados que recebem benefícios previdenciários, como aposentadorias e outros tipos de benefícios contributivos, terão direito ao abono extra.
Entre os elegíveis para o 14° salário, estão os aposentados e os segurados que recebem:
- Aposentadorias;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade.
Porém, os beneficiários de programas assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não serão contemplados.
O foco do 14° salário será em quem contribuiu para a Previdência e está vinculado a esses benefícios, deixando de fora aqueles que dependem de assistência social.
Qual a outra virada do INSS ainda em 2024?
Com o ano chegando ao fim, o ciclo de pagamentos do INSS em 2024 também chega. Dessa forma, restando apenas o último pagamento para fechar o calendário deste ano.
O calendário é organizado em duas categorias: uma para quem recebe até 1 salário mínimo e outra para quem recebe acima desse valor, sendo a divisão feita conforme o número do benefício (NB).
Veja o calendário de pagamento de dezembro:
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 21 de dezembro;
- Final 2: 22 de dezembro;
- Final 3: 26 de dezembro;
- Final 4: 27 de dezembro;
- Final 5: 28 de dezembro;
- Final 6: 2 de janeiro;
- Final 7: 3 de janeiro;
- Final 8: 4 de janeiro;
- Final 9: 5 de janeiro;
- Final 0: 8 de janeiro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de janeiro;
- Finais 2 e 7: 3 de janeiro;
- Finais 3 e 8: 4 de janeiro;
- Finais 4 e 9: 5 de janeiro;
- Finais 5 e 0: 8 de janeiro.
Considerações finais
- O 14º salário do INSS é um tema debatido e esperado pelos aposentados, mas ainda está em tramitação no Congresso;
- O projeto em análise é o PL 4.367/2020, que ainda não tem previsão de aprovação imediata;
- Apenas beneficiários do INSS que recebem aposentadorias e outros benefícios contributivos, como auxílio-doença, pensão por morte, entre outros;
- Programas assistenciais como o BPC estão excluídos;
- Circulou a informação de que o 14º salário seria liberado em 2024, mas isso foi desmentido pelo Senado, sendo confundido com o PL 3.657/2020, que não está mais em discussão;
- Por fim, o calendário de pagamentos de dezembro está dividido entre quem recebe até 1 salário mínimo e quem recebe acima desse valor, começando no dia 23 de dezembro e finalizando no dia 08 de janeiro.
Por fim, veja também mais notícias sobre o INSS, aposentadorias e benefícios CLICANDO AQUI.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.