Confira 5 superdicas que cabem no seu bolso para lhe ajudar a ter uma pele saldável e você passar longe das rugas
Ter uma pele linda e lisinha pode parecer muito difícil, mas a verdade é que seguindo uma rotina de cuidados, essa missão fica mais fácil do que você pensa! Para conseguir isso, você só precisa incluir no seu dia a dia algumas práticas simples que podem fazer toda a diferença. Se livrar das rugas e manter o rosto com aspecto mais novo nunca foi tão fácil.
Os cremes caseiros para rugas podem ser feitos com óleo de coco, de amêndoas ou de rosa mosqueta ou ainda adicionado mel ou água de rosas, já que possuem propriedades que ajudam a melhorar a aparência e firmeza da pele, combatendo a formação de novas rugas e suavizando as já presentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trouxemos aqui 2 receitinhas e 3 produtos para lhe auxiliar nesse processo necessário de cuidado coma pele do rosto.
Camomila
A camomila é uma das ervas mais famosas e utilizadas quando o assunto é chá. Conhecida pelo efeito carminativo e anti-inflamatório, a erva é ainda uma grande aliada da beleza feminina, com muitos benefícios para a saúde, o cabelo e a pele.
Fazer uma compressa de chá de camomila gelado pode ajudar a diminuir o inchaço e vermelhidão ao redor dos olhos. Isso acontece porque a camomila tem propriedades calmantes sobre a pele, que junto com a baixa temperatura, diminui a circulação de sangue temporariamente no local. Vale lembrar que essa dica de skincare caseiro não vai melhorar as manchas das olheiras, uma vez que a camomila não tem ação clareadora.
Você pode utilizar o saquinho de chá ou um algodão para fazer a compressa nos olhos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
Esfoliante com aveia e mel
Ela ajuda a melhorar a textura da pele, deixando-a mais suave, uniforme e tonalizada, auxilia na circulação sanguínea, remove as células mortas expelidas pelo organismo, desobstrui os poros, atenua e combate rugas e linhas de expressão e, além disso, é SUPER FÁCIL de fazer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INGREDIENTES:
- 4 colheres de chá de aveia em flocos;
- 2 colheres de sopa de mel;
- 1 colheres de chá de água;
MODO DE PREPARO:
- Triture a aveia no processador e misture com o mel;
- Adicione a água e misture tudo até ficar homogêneo;
- Com a pele limpa, aplique uma camada da máscara esfoliante, massageando em movimentos circulares;
- Enxágue com água e seque a pele.
As receitas foram retiradas do site Steal The Look.
Produtos para ajudar no tratamento
É provavelmente o passo da sua jornada de pele que você mais escuta falar: não esqueça o Protetor Solar! Não é à toa: “O protetor solar é essencial para prevenção do câncer de pele e envelhecimento precoce, tratar várias doenças de pele como melasma, acne ou rosácea e também para manter a pele saudável, uma vez que a radiação solar causa diversos danos à nossa pele”, já nos alertou a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.
Fora o protetor solar, quais outros produtos podem me auxiliar no tratamento do rosto? Um passo importante da rotina é lavar o rosto com um sabonete facial específico para o seu tipo de pele.
- Peles secas/normais: use sabonetes com componentes mais hidratantes, suaves e fuja das opções muito adstringentes;
- Peles mistas/oleosas: nesse caso você precisa usar produtos que vão ajudar no controle da produção de sebo. Por isso, dê preferência para sabonetes mais adstringentes que vão contribuir para isso. Opções com ácido salicílico e glicólico são bem-vindas.
Outro passo da rotina de cuidados com a pele do rosto pela manhã é o de hidratação.
Mesmo que você tenha a pele mista ou oleosa não pode pular essa etapa, viu? Apenas tenha cuidado em escolher produtos que não sejam muito pesados e nem tenham óleo na composição. São opções queridinhas para este tipo de pele: ácido hialurônico, vitamina C, niacinamida, vitamina B5 dentre outros.
Agora se você tem a pele normal ou seca pode escolher produtos mais densos, como a glicerina e a ceramida, por exemplo. Além disso, pode usar e abusar dos óleos faciais para manter a pele bem hidratada.
Quais são os tipos de pele?
Segundo o portal Eucerin, existem quatro tipos básicos de peles saudáveis: normal, seca, oleosa e mista. O tipo de pele é determinado pela genética. No entanto, o estado da nossa pele pode variar muito de acordo com os fatores internos e externos aos quais estamos submetidos diariamente.
- Pele normal
‘Normal’ é um termo largamente usado para se referir a uma pele balanceada. O termo científico para pele saudável é eudérmica. - Pele seca
O termo “seco” é utilizado para descrever uma pele incapaz de reter água no volume necessário. Isso geralmente está associado à produção reduzida de lipídios na pele. Por causa da falta de sebo, a pele seca carece de lipídios necessários para reter umidade e construir um escudo protetor contra influências externas. - Pele oleosa
“Oleosa” descreve um tipo de pele com alta produção de sebo. - Pele mista
Pele mista, conforme o nome sugere, é uma combinação de tipos de pele.