Reta final do imposto

Atenção: A maneira que a Receita desvenda MENTIRAS no Imposto de Renda e faz muitos caírem na Malha Fina

26/05/2023 às 17h28

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Celular sobre notas de cem reais, e com o aplicativo da receita federal aberto, no imposto de renda - Foto Reprodução Internet

Fique de olho nesta informação para vocês não caírem na malha fina da Receita Federal no Imposto de Renda desse ano

Declarar o Imposto de Renda a Receita Federal é um dever que todo brasileiro tem que fazer em todo ano, e caso isso não seja feito, problemas podem ocorrer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, como muitas pessoas sabem, muitos problemas podem acontecer mesmo se você declara o imposto de renda, caso por exemplo, você declare errado.

Bom, a matéria de hoje não vai te ensinar a declarar o seu imposto de renda a receita federal, aliás, isso tem que ser feito até o dia 31 desse mês de maio então fique atento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que falarei hoje é referente aos cuidados que vocês têm que ter para não acabar caindo na malha fina e tendo um problemão podendo até pagar uma alta multa ao governo.

COMO EVITAR CAIR NA MALHA FINA?

Bom, para não cair na malha fina primeiramente vocês precisam ser totalmente e 100% honestos nas afirmações declaradas, de todos os pagamentos feitos no mês anterior ao da declaração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Receita Federal utiliza o cruzamento de dados para verificar a veracidade de informações dadas pelo cidadão ao Fisco. Portanto, ao declarar o seu IR, é necessário prestar atenção e não tentar burlar as regras.

O cruzamento de dados é a técnica usada pela Receita para coibir informações falsas, inconsistentes e até mesmo tentativas de fraude. O modelo simples de checagem é eficiente, pois os dados passados pelo contribuinte são comparados com as declarações de outras pessoas, empresas e serviços.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses são os principais motivos de erros na declaração do imposto de renda:

  • Não declarar rendimentos de pessoa jurídica;
  • Não declarar rendimentos de dependentes;
  • Não declarar rendimentos oriundos de aluguéis;
  • Carnê-leão – imposto pago mensalmente por pessoa física que mora no Brasil e recebe rendimentos de outra pessoa física ou do exterior;
  • Imposto complementar recolhido a menores de idade;
  • Despesas médicas inconsistentes.

Além disso, os serviços de saúde têm dedução total do Imposto de Renda. Por isso, são usados por contribuintes que desejam omitir ou fraudar a declaração, pois quanto mais despesas forem declaradas, maior será a restituição recebida ou menor será o valor pago em imposto.

governo
Imposto de Renda
receita federal

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.