Receita Federal anuncia o fim de um serviço aclamado e já tem substituto a caminho
E neste mês de março de 2024, a Receita Federal confirmou o fim de um dos seus serviços mais aclamados e usados por contribuintes em todo o país. E de forma simultânea, um novo substituto também foi “convocado”, promovendo grandes mudanças que afetará milhares.
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Estamos falando do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, e-CAC, plataforma online criada para oferecer serviços fiscais relacionados à Receita Federal ao contribuinte e até aposentados do INSS.
Originada em 2005, seu principal objetivo é agilizar e simplificar o atendimento ao público.
Porém, de acordo com o portal Valor Econômico, no dia 04 deste mês, o órgão lançou a plataforma Portal de Serviços do Contribuinte, uma nova ferramenta para pessoas físicas e empresários que vai substituir o e-CAC.
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Como mencionamos logo acima, até mesmo aposentados e pensionistas do INSS serão atingidos em cheio com essa mudança no sistema, uma vez que dá para realizar alguns cadastros específicos da autarquia, entre outras consultas pertinentes a ela.
Mudanças batendo à porta
Segundo o portal Serpro, através da nova plataforma, o contribuinte terá acesso a todos os serviços oferecidos pela Receita.
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No caso das pessoas físicas, aparecem, por exemplo, os referentes ao Imposto de Renda e consulta à situação do CPF.
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Em caso de empreendedores, há uma aba destinada ao MEI e Simples Nacional, entre outros.
Os usuários também poderão navegar por meio de ícones, menu lateral ou ferramenta de busca.
Dessa forma, ele facilita o acompanhamento e aberturas de processos mesmo à distância, o que oferece praticidade e comodidade na resolução de pendências fiscais.
Por que a Receita Federal decidiu substituir o e-CAC?
Essa decisão em trazer um novo portal de serviços ao contribuinte partiu de uma profunda análise de um outro portal da Receita Federal.
Ainda de acordo com o Serpro, foi feito um trabalho de identificação dos usuários do centro virtual de atendimento e de suas principais necessidades e dificuldades, uma série de pesquisas, entrevistas e estudos com esse público, além de testes de usabilidade e outros.
A partir dessas análises, começaram a ser desenhados protótipos, que foram sendo testados e aperfeiçoados.
De acordo com Frederico Junger, gestor na área de Desenvolvimento de Soluções de Experiência do Usuário, do Serpro, essa etapa de reorganização da informação, reestruturação, entre outras medidas estão alinhadas com uma arquitetura de informação bem pensada no projeto:
“Com esses insumos, conseguimos gerar os protótipos como alternativas para resolver as dores dos usuários, que foram identificadas na fase inicial, e também para atender aos objetivos de evolução dos serviços da Receita Federal”
Vale mencionar que o Serpro foi o parceiro tecnológico da Receita Federal na concepção e construção do portal.
A empresa foi responsável por criar um ambiente centralizado, integrando os diversos serviços oferecidos pela Receita Federal.
A colaboração entre as equipes envolveu não apenas integrações de sistemas, mas também um foco especial na experiência do usuário (UX), garantindo facilidade de uso e eficiência.